BEZERRA, Ilaneide Marques Souto et al.. Jogos e brincadeiras no contexto da sala de aula. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60894>. Acesso em: 22/12/2024 23:39
ESSA PESQUISA APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESTAS AUXILIAM A CRIANÇA NO PROCESSO DE PENSAR, IMAGINAR, CRIAR E SE RELACIONAR COM AS OUTRAS PESSOAS. OBJETIVOU-SE VERIFICAR A REPERCUSSÃO DESSAS DUAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, COM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA. ACREDITA-SE QUE ESSA PESQUISA ABRE CAMINHO PARA UM IMPORTANTE DEBATE ENTRE APRENDIZAGEM E LUDICIDADE NO ESPAÇO DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS SEJAM CADA VEZ MAIS POSITIVAS PARA OS ALUNOS. PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO SÓLIDA E SISTEMÁTICA ESTUDOUSE AS IDEIAS DE VYGOTSKY, PIAGET, DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO EMPÍRICA PERMITEM INFERIR QUE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS SÃO RECURSOS FACILITADORES E ATRAENTES NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, PERMITINDO AO PROFESSOR, UMA APROXIMAÇÃO MAIS ESTREITA COM O EDUCANDO. RESSALTA-SE QUE AS PRÁTICAS LÚDICAS POSSIBILITAM AO PROFESSOR TORNAR A APRENDIZAGEM MOTIVADORA, PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA, ALÉM DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONDIÇÕES ADEQUADAS AO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, EMOCIONAL, COGNITIVO E SOCIAL.