A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ACONTECE QUANDO A PESSOA TEM A CAPACIDADE DE LER E INTERPRETAR O MUNDO QUE A RODEIA, FAZENDO CONEXÕES ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, OS FENÔMENOS NATURAIS E SOCIAIS, E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SUA REALIDADE. O ENSINO DE CIÊNCIAS, FAZ DÉCADAS QUE SE LIMITA A MEMORIZAÇÃO DE VOCÁBULOS, CLASSIFICAÇÕES E FÓRMULAS. SEM CONTEXTUALIZAÇÃO E SEM RELAÇÃO PERCEPTÍVEL COM O COTIDIANO, A CIÊNCIA SERÁ ALGO DISTANTE DA VIDA DO ALUNO. O LABORATÓRIO EDUCATIVO DE CIÊNCIAS (LEC) É UMA ESTRATÉGIA QUE AMPLIA AS POSSIBILIDADES DE ACESSO À CIÊNCIA, ENSINANDO NOVAS FORMAS DE ENTENDER O MUNDO, PORÉM; ESSA CAPACIDADE NÃO TEM SIDO EXPLORADA EM SUA PLENITUDE. OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO LEVANTAR A VISÃO DOS DOCENTES, GESTORES ESCOLARES E DISCENTES RESIDENTES NA ZONA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE PARAMOTI/CE, A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA SIGNIFICATIVA, E ANALISAR METODOLOGIAS EXEQUÍVEIS PARA DIFERENTES REALIDADES. O UNIVERSO DA PESQUISA É INICIALMENTE COMPOSTO POR ALUNOS DO 1º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL TOMÉ GOMES E COM TÉCNICOS DA EQUIPE PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE PARAMOTI/CEARÁ, ALÉM DE DOCENTES, COMUNIDADE ESCOLAR E DISCENTES DE 5 TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DA SEDE E ZONA RURAL DO MUNICÍPIO. AS FALAS DOS ENTREVISTADOS REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE UMA AULA DE CIÊNCIAS VOLTADA PARA O COTIDIANO, O CONVÍVIO COM OS FENÔMENOS E UTILIDADES PRÁTICAS, POIS SOMENTE ASSIM ELA VAI NORTEAR O COMPORTAMENTO E A CRITICIDADE DA SOCIEDADE COMO UM TODO.