Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BARREIRAS COMUNICATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: COMUNICAÇÃO, , DOCÊNCIA, , ENSINO. Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59448
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2316
    "inscrito_id" => 7468
    "titulo" => "BARREIRAS COMUNICATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "AS DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE EM UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA SOBRE AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, CUJO OBJETO DE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA BARREIRA COMUNICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, ONDE SÃO ARTICULADOS OS SABERES MOBILIZADOS PELOS (AS) DOCENTES NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AS BARREIRAS COMUNICATIVAS. NESSE CONTEXTO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUAIS AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO COMO PRESSUPOSTAS PARA AS HABILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, PARA TORNAR O APRENDIZADO DO DISCENTE DO CURSO DE ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO MAIS EFICAZ. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES FOI À PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA COM BASE DESCRITIVA, POR MEIO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, EM LIVROS, TRABALHOS ACADÊMICOS, REVISTAS E SITES ESPECIALIZADOS. ASSIM, UTILIZOU-SE UM ROTEIRO DE PESQUISA SEMIESTRUTURADO, COM TRÊS PROFESSORES, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DIRETA E OBJETIVA ENTRE OS DIAS 03 E 04 DE DEZEMBRO 2018. O QUESTIONÁRIO CONTOU COM 03 QUESTÕES EM QUE SE BUSCA RESPONDER AOS OBJETIVOS DA PESQUISA. DEPOIS DE FEITA A LEITURA DO QUESTIONÁRIO REALIZOU-SE UMA ANÁLISE, A FIM DE IDENTIFICAR AS IDEIAS CENTRAIS, SOBRE A CATEGORIA BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO. ENTÃO SE PERCEBE QUE A COMUNICAÇÃO PARA O PROFESSOR, É IMPORTANTE PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS. E QUE A ARTE DA COMUNICAÇÃO, NA EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDO DEVE-SE FAZER USO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES, ACESSÍVEL A TODO TIPO DE ALUNO, RETÓRICAS NÃO CONDUZEM OS ALUNOS AO APRENDIZADO, UMA TURMA INTEIRA PODE SER CONDUZIDA AO APRENDIZADO SE O PROFESSOR SOUBER TRANSMITIR A MATÉRIA E SE FAZER ENTENDER."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO,, DOCÊNCIA,, ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID7468_16082019005850.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZILMA NUNES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ZILMA"
    "autor_email" => "znzilma@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59448
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2316
    "inscrito_id" => 7468
    "titulo" => "BARREIRAS COMUNICATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "AS DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE EM UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA SOBRE AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, CUJO OBJETO DE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA BARREIRA COMUNICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, ONDE SÃO ARTICULADOS OS SABERES MOBILIZADOS PELOS (AS) DOCENTES NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AS BARREIRAS COMUNICATIVAS. NESSE CONTEXTO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUAIS AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO COMO PRESSUPOSTAS PARA AS HABILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, PARA TORNAR O APRENDIZADO DO DISCENTE DO CURSO DE ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO MAIS EFICAZ. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES FOI À PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA COM BASE DESCRITIVA, POR MEIO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, EM LIVROS, TRABALHOS ACADÊMICOS, REVISTAS E SITES ESPECIALIZADOS. ASSIM, UTILIZOU-SE UM ROTEIRO DE PESQUISA SEMIESTRUTURADO, COM TRÊS PROFESSORES, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DIRETA E OBJETIVA ENTRE OS DIAS 03 E 04 DE DEZEMBRO 2018. O QUESTIONÁRIO CONTOU COM 03 QUESTÕES EM QUE SE BUSCA RESPONDER AOS OBJETIVOS DA PESQUISA. DEPOIS DE FEITA A LEITURA DO QUESTIONÁRIO REALIZOU-SE UMA ANÁLISE, A FIM DE IDENTIFICAR AS IDEIAS CENTRAIS, SOBRE A CATEGORIA BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO. ENTÃO SE PERCEBE QUE A COMUNICAÇÃO PARA O PROFESSOR, É IMPORTANTE PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS. E QUE A ARTE DA COMUNICAÇÃO, NA EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDO DEVE-SE FAZER USO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES, ACESSÍVEL A TODO TIPO DE ALUNO, RETÓRICAS NÃO CONDUZEM OS ALUNOS AO APRENDIZADO, UMA TURMA INTEIRA PODE SER CONDUZIDA AO APRENDIZADO SE O PROFESSOR SOUBER TRANSMITIR A MATÉRIA E SE FAZER ENTENDER."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO,, DOCÊNCIA,, ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID7468_16082019005850.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZILMA NUNES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ZILMA"
    "autor_email" => "znzilma@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE EM UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA SOBRE AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, CUJO OBJETO DE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA BARREIRA COMUNICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, ONDE SÃO ARTICULADOS OS SABERES MOBILIZADOS PELOS (AS) DOCENTES NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AS BARREIRAS COMUNICATIVAS. NESSE CONTEXTO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUAIS AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO COMO PRESSUPOSTAS PARA AS HABILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, PARA TORNAR O APRENDIZADO DO DISCENTE DO CURSO DE ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO MAIS EFICAZ. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES FOI À PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA COM BASE DESCRITIVA, POR MEIO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, EM LIVROS, TRABALHOS ACADÊMICOS, REVISTAS E SITES ESPECIALIZADOS. ASSIM, UTILIZOU-SE UM ROTEIRO DE PESQUISA SEMIESTRUTURADO, COM TRÊS PROFESSORES, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DIRETA E OBJETIVA ENTRE OS DIAS 03 E 04 DE DEZEMBRO 2018. O QUESTIONÁRIO CONTOU COM 03 QUESTÕES EM QUE SE BUSCA RESPONDER AOS OBJETIVOS DA PESQUISA. DEPOIS DE FEITA A LEITURA DO QUESTIONÁRIO REALIZOU-SE UMA ANÁLISE, A FIM DE IDENTIFICAR AS IDEIAS CENTRAIS, SOBRE A CATEGORIA BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO. ENTÃO SE PERCEBE QUE A COMUNICAÇÃO PARA O PROFESSOR, É IMPORTANTE PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS. E QUE A ARTE DA COMUNICAÇÃO, NA EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDO DEVE-SE FAZER USO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES, ACESSÍVEL A TODO TIPO DE ALUNO, RETÓRICAS NÃO CONDUZEM OS ALUNOS AO APRENDIZADO, UMA TURMA INTEIRA PODE SER CONDUZIDA AO APRENDIZADO SE O PROFESSOR SOUBER TRANSMITIR A MATÉRIA E SE FAZER ENTENDER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.