Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E EXPECTATIVAS JUVENIS

Palavra-chaves: JUVENTUDE RURAL, ENSINO MÉDIO., ESCOLARIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60907
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3350
    "inscrito_id" => 12906
    "titulo" => "JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E EXPECTATIVAS JUVENIS"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO, SUAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E EXPECTATIVAS DE FUTURO, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER OS SENTIDOS QUE ELES ATRIBUEM ÀS VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA ZONA RURAL. PROCURAMOS DESTACAR OS FATOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR TRAZIDOS PELOS ALUNOS. A DISSERTAÇÃO SE INSCREVE EM UM CAMPO DO CONHECIMENTO QUE CONCEBE O ALUNO COMO UM PARCEIRO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO JOVENS RURAIS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM UTILIZADOS VÁRIOS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA: OBSERVAÇÕES DE ESTABELECIMENTO, ENTREVISTAS INDIVIDUAIS SEMIESTRUTURADAS, QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESCOLARES. RECORREMOS À NOÇÃO DE TRIANGULAÇÃO – UTILIZADA NO SENTIDO MATEMÁTICO E ESTATÍSTICO DO TERMO, MAS, SIM, COMO O EMPREGO DE VÁRIOS RECURSOS METODOLÓGICOS COM VISTA AO COTEJAMENTO DOS DADOS NA BUSCA DE MAIOR CONFIABILIDADE E NA TENTATIVA DE AMENIZAR AS POSSÍVEIS LIMITAÇÕES DOS MÉTODOS UTILIZADOS. NA REVISÃO DE LITERATURA, PROCURAMOS DISCORRER SOBRE A EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO E A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS RURAIS, TENDO EM VISTA O RURAL E O URBANO COMO ESPAÇOS INTER-RELACIONADOS, E TAMBÉM UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO RURAL E DO CAMPO NO BRASIL. A PARTIR DAS FALAS DOS JOVENS, PERCEBEMOS QUE OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA NO PROCESSO DA ESCOLARIZAÇÃO SÃO POSITIVOS, JÁ QUE OS JOVENS SE SENTEM CONFIANTES NA MESMA. PELOS DADOS DA PESQUISA, PODEMOS AFIRMAR QUE OS JOVENS SÃO CAPAZES DE OPINAR ACERCA DAS AULAS, DOS CONTEÚDOS E DA ESCOLA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDE RURAL, ENSINO MÉDIO., ESCOLARIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID12906_19092019094109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA DE FREITAS ALVES PINTO"
    "autor_nome_curto" => "KARLA ALVES"
    "autor_email" => "karlaalvesp@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60907
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3350
    "inscrito_id" => 12906
    "titulo" => "JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E EXPECTATIVAS JUVENIS"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO, SUAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E EXPECTATIVAS DE FUTURO, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER OS SENTIDOS QUE ELES ATRIBUEM ÀS VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA ZONA RURAL. PROCURAMOS DESTACAR OS FATOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR TRAZIDOS PELOS ALUNOS. A DISSERTAÇÃO SE INSCREVE EM UM CAMPO DO CONHECIMENTO QUE CONCEBE O ALUNO COMO UM PARCEIRO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO JOVENS RURAIS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM UTILIZADOS VÁRIOS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA: OBSERVAÇÕES DE ESTABELECIMENTO, ENTREVISTAS INDIVIDUAIS SEMIESTRUTURADAS, QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESCOLARES. RECORREMOS À NOÇÃO DE TRIANGULAÇÃO – UTILIZADA NO SENTIDO MATEMÁTICO E ESTATÍSTICO DO TERMO, MAS, SIM, COMO O EMPREGO DE VÁRIOS RECURSOS METODOLÓGICOS COM VISTA AO COTEJAMENTO DOS DADOS NA BUSCA DE MAIOR CONFIABILIDADE E NA TENTATIVA DE AMENIZAR AS POSSÍVEIS LIMITAÇÕES DOS MÉTODOS UTILIZADOS. NA REVISÃO DE LITERATURA, PROCURAMOS DISCORRER SOBRE A EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO E A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS RURAIS, TENDO EM VISTA O RURAL E O URBANO COMO ESPAÇOS INTER-RELACIONADOS, E TAMBÉM UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO RURAL E DO CAMPO NO BRASIL. A PARTIR DAS FALAS DOS JOVENS, PERCEBEMOS QUE OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA NO PROCESSO DA ESCOLARIZAÇÃO SÃO POSITIVOS, JÁ QUE OS JOVENS SE SENTEM CONFIANTES NA MESMA. PELOS DADOS DA PESQUISA, PODEMOS AFIRMAR QUE OS JOVENS SÃO CAPAZES DE OPINAR ACERCA DAS AULAS, DOS CONTEÚDOS E DA ESCOLA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDE RURAL, ENSINO MÉDIO., ESCOLARIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID12906_19092019094109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA DE FREITAS ALVES PINTO"
    "autor_nome_curto" => "KARLA ALVES"
    "autor_email" => "karlaalvesp@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO, SUAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E EXPECTATIVAS DE FUTURO, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER OS SENTIDOS QUE ELES ATRIBUEM ÀS VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA ZONA RURAL. PROCURAMOS DESTACAR OS FATOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR TRAZIDOS PELOS ALUNOS. A DISSERTAÇÃO SE INSCREVE EM UM CAMPO DO CONHECIMENTO QUE CONCEBE O ALUNO COMO UM PARCEIRO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO JOVENS RURAIS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM UTILIZADOS VÁRIOS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA: OBSERVAÇÕES DE ESTABELECIMENTO, ENTREVISTAS INDIVIDUAIS SEMIESTRUTURADAS, QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESCOLARES. RECORREMOS À NOÇÃO DE TRIANGULAÇÃO – UTILIZADA NO SENTIDO MATEMÁTICO E ESTATÍSTICO DO TERMO, MAS, SIM, COMO O EMPREGO DE VÁRIOS RECURSOS METODOLÓGICOS COM VISTA AO COTEJAMENTO DOS DADOS NA BUSCA DE MAIOR CONFIABILIDADE E NA TENTATIVA DE AMENIZAR AS POSSÍVEIS LIMITAÇÕES DOS MÉTODOS UTILIZADOS. NA REVISÃO DE LITERATURA, PROCURAMOS DISCORRER SOBRE A EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO E A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS RURAIS, TENDO EM VISTA O RURAL E O URBANO COMO ESPAÇOS INTER-RELACIONADOS, E TAMBÉM UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO RURAL E DO CAMPO NO BRASIL. A PARTIR DAS FALAS DOS JOVENS, PERCEBEMOS QUE OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA NO PROCESSO DA ESCOLARIZAÇÃO SÃO POSITIVOS, JÁ QUE OS JOVENS SE SENTEM CONFIANTES NA MESMA. PELOS DADOS DA PESQUISA, PODEMOS AFIRMAR QUE OS JOVENS SÃO CAPAZES DE OPINAR ACERCA DAS AULAS, DOS CONTEÚDOS E DA ESCOLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.