GEOGRAFIA E LITERATURA: A LEITURA COMO FERRAMENTA DE ENTENDIMENTO GEOGRÁFICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60650 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5803 "inscrito_id" => 11761 "titulo" => "GEOGRAFIA E LITERATURA: A LEITURA COMO FERRAMENTA DE ENTENDIMENTO GEOGRÁFICO" "resumo" => "A EXPANSÃO DE TEMAS ABORDADOS PELA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, NOS FAZ REFLETIR SOBRE A AMPLITUDE DE NOVAS POSSIBILIDADES QUE RELACIONAM ESPAÇO E CULTURA. A LITERATURA É UMA EXPRESSÃO DA ARTE, QUE CARREGA EM SUA ESSÊNCIA, PENSAMENTOS, PERCEPÇÕES VIVÊNCIAS E SÍMBOLOS, RETRATANDO UM MOSAICO DE TEMPOS HISTÓRICOS ACUMULADOS AO LONGO DOS SÉCULOS. DESTACA REGISTROS E REVELA A CONSTRUÇÃO/DESCRIÇÃO DOS ESPAÇOS, TORNANDO O FENÔMENO DESTACADO PERPÉTUO EM UM RECORTE TEMPORAL. COMO DOCENTES EM FORMAÇÃO, EXISTE A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO DA LEITURA NOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UEPB, VISTO QUE, HÁ UMA ENORME CARÊNCIA DE LEITURA POR PARTE DESSES DISCENTES. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NAS DISCIPLINAS, PERCEBE-SE UMA GRANDE DIFICULDADE EM INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DOS TEMAS ABORDADOS POR PARTE DA GRANDE MAIORIA DOS NOSSOS ALUNOS. SABEMOS QUE A LITERATURA MUNDIAL, PRINCIPALMENTE A CLÁSSICA, ESTÁ REPLETA DE LEITURAS QUE DESCREVEM DE MANEIRA MAGISTRAL A REALIDADE HISTÓRICA DE UMA ÉPOCA E TRAZEM EM SUA ESSÊNCIA DISCUSSÕES GEOGRÁFICAS IMPRESCINDÍVEIS PARA O ENTENDIMENTO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL. O TRABALHO É ESTRITAMENTE TEÓRICO E A METODOLOGIA UTILIZADA FOI FENOMENOLOGIA, ABORDANDO A LITERATURA ENQUANTO UM FENÔMENO SOCIAL, PRODUZIDO A PARTIR DE PERSPECTIVAS ESPACIAIS E CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, NOS REVELANDO AS MÚLTIPLAS FACETAS INCORPORADAS AOS TEXTOS LITERÁRIOS, FUNDAMENTANDO OS TEMAS PROPOSTOS NA LITERATURA FICCIONAL. DESSA FORMA, É EXPOSTA A DIFICULDADE INTERPRETATIVA DOS ALUNOS E SUA CORRELAÇÃO COM OS TEMAS ABORDADOS NA ACADEMIA, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE SUPORTE BIBLIOGRÁFICO FICCIONAL PARA COMPLEMENTAÇÃO E ENTENDIMENTO DAS LEITURAS ACADÊMICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, LITERATURA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID11761_03102019221242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALETHEIA STEDILE BELIZÁRIO" "autor_nome_curto" => "ALETHEIA" "autor_email" => "geostedile@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60650 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5803 "inscrito_id" => 11761 "titulo" => "GEOGRAFIA E LITERATURA: A LEITURA COMO FERRAMENTA DE ENTENDIMENTO GEOGRÁFICO" "resumo" => "A EXPANSÃO DE TEMAS ABORDADOS PELA CIÊNCIA GEOGRÁFICA, NOS FAZ REFLETIR SOBRE A AMPLITUDE DE NOVAS POSSIBILIDADES QUE RELACIONAM ESPAÇO E CULTURA. A LITERATURA É UMA EXPRESSÃO DA ARTE, QUE CARREGA EM SUA ESSÊNCIA, PENSAMENTOS, PERCEPÇÕES VIVÊNCIAS E SÍMBOLOS, RETRATANDO UM MOSAICO DE TEMPOS HISTÓRICOS ACUMULADOS AO LONGO DOS SÉCULOS. DESTACA REGISTROS E REVELA A CONSTRUÇÃO/DESCRIÇÃO DOS ESPAÇOS, TORNANDO O FENÔMENO DESTACADO PERPÉTUO EM UM RECORTE TEMPORAL. COMO DOCENTES EM FORMAÇÃO, EXISTE A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO DA LEITURA NOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UEPB, VISTO QUE, HÁ UMA ENORME CARÊNCIA DE LEITURA POR PARTE DESSES DISCENTES. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NAS DISCIPLINAS, PERCEBE-SE UMA GRANDE DIFICULDADE EM INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DOS TEMAS ABORDADOS POR PARTE DA GRANDE MAIORIA DOS NOSSOS ALUNOS. SABEMOS QUE A LITERATURA MUNDIAL, PRINCIPALMENTE A CLÁSSICA, ESTÁ REPLETA DE LEITURAS QUE DESCREVEM DE MANEIRA MAGISTRAL A REALIDADE HISTÓRICA DE UMA ÉPOCA E TRAZEM EM SUA ESSÊNCIA DISCUSSÕES GEOGRÁFICAS IMPRESCINDÍVEIS PARA O ENTENDIMENTO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL. O TRABALHO É ESTRITAMENTE TEÓRICO E A METODOLOGIA UTILIZADA FOI FENOMENOLOGIA, ABORDANDO A LITERATURA ENQUANTO UM FENÔMENO SOCIAL, PRODUZIDO A PARTIR DE PERSPECTIVAS ESPACIAIS E CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, NOS REVELANDO AS MÚLTIPLAS FACETAS INCORPORADAS AOS TEXTOS LITERÁRIOS, FUNDAMENTANDO OS TEMAS PROPOSTOS NA LITERATURA FICCIONAL. DESSA FORMA, É EXPOSTA A DIFICULDADE INTERPRETATIVA DOS ALUNOS E SUA CORRELAÇÃO COM OS TEMAS ABORDADOS NA ACADEMIA, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE SUPORTE BIBLIOGRÁFICO FICCIONAL PARA COMPLEMENTAÇÃO E ENTENDIMENTO DAS LEITURAS ACADÊMICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, LITERATURA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID11761_03102019221242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALETHEIA STEDILE BELIZÁRIO" "autor_nome_curto" => "ALETHEIA" "autor_email" => "geostedile@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }