O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA LEITURA DESCRITIVO-ANALÍTICA DE QUATRO OBRAS DESTINADAS AO PÚBLICO INFANTO-JUVENIL QUE SE DESTACAM POR CONTEMPLAR QUESTÕES RELATIVAS À DIVERSIDADE E À IGUALDADE DE GÊNERO, TEMÁTICA DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO HUMANÍSTICA DO LEITOR/CIDADÃO. O OBJETIVO CENTRAL É APRESENTAR À COMUNIDADE ACADÊMICA E DOCENTE UM CONJUNTO DE OBRAS LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS QUE CONSTROEM REPRESENTAÇÕES AFIRMATIVAS DE MULHERES, SOB DIFERENTES ENFOQUES, COM POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FAÇAM DESENVOLVER NO CONTEXTO ESCOLAR TANTO O LETRAMENTO LITERÁRIO QUANTO A CULTURA DE RESPEITO ENTRE OS GÊNEROS. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO PARA EMBASAR A DISCUSSÃO EMPREENDIDA CONTA COM CONCEITOS RELACIONADOS AO LETRAMENTO LITERÁRIO, DE COSSON (2016), À FORMAÇÃO DO LEITOR, DE ANTUNES (2003) E À FORMAÇÃO CIDADÃ, DE RANGEL (2010).