Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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FORMAÇÃO INICIAL: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS À CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Palavra-chaves: CONSTITUIÇÃO DA CRITICIDADE, IDENTIDADE DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A IDENTIDADE DOCENTE SE CONSTITUI POR INTERMÉDIO DAS EXPERIÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS TRAÇADAS E, POR ISSO, DELINEOU-SE COMO OBJETIVO GERAL AO ESTUDO: COMPREENDER COMO A IDENTIDADE DO PEDAGOGO É CONSTITUÍDA NA FORMAÇÃO INICIAL. E COMO PROBLEMA GERAL: COMO A IDENTIDADE DO PEDAGOGO É CONSTITUÍDA NA FORMAÇÃO INICIAL?. NA PESQUISA QUALITATIVA, REALIZADA EM 2017 E COM UMA REVISÃO DE LITERATURA, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS, COM SEIS PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, A DEZESSEIS ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES, EM ITAPIPOCA – CEARÁ. CONSTATOU-SE QUE, NA FORMAÇÃO INICIAL, O DISCENTE DESENVOLVE GRADATIVAMENTE A CRITICIDADE, CONHECE O CAMPO DE ATUAÇÃO E SUA FUNÇÃO ENQUANTO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. TODAVIA, CABE A CADA EDUCADOR ESCOLHER O TIPO DE EDUCAÇÃO QUE DESENVOLVERÁ. DESSE MODO, A IDENTIDADE É COMPOSTA POR ASPECTOS PESSOAIS, ACADÊMICOS E ORIUNDOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

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