INVESTIGAÇÃO DO ESTUDO E APRENDIZADO DA QUÍMICA EM
ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO DO IFPB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60860 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4976 "inscrito_id" => 13422 "titulo" => """ INVESTIGAÇÃO DO ESTUDO E APRENDIZADO DA QUÍMICA EM\r\n ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO DO IFPB """ "resumo" => "O ENSINO DA QUÍMICA MUITAS VEZES SEGUE AINDA DE MANEIRA TRADICIONAL, DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA E NÃO INTERDISCIPLINAR, GERANDO NOS ALUNOS UM GRANDE DESINTERESSE PELA MATÉRIA, E DIFICULDADES DE APRENDER E DE RELACIONAR O CONTEÚDO ESTUDADO AO COTIDIANO. UMA BOA PARTE DOS ALUNOS QUE ENTRA NO ENSINO MÉDIO TRAZ CONSIGO UMA QUÍMICA ROTULADA COMO “DIFÍCIL E COMPLICADA”, E MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM PERCEBER O SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DO QUE ESTUDAM, POIS OS PROFESSORES DEMONSTRAM DIFICULDADES EM RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM EVENTOS DO COTIDIANO, PRIORIZANDO A REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, A CÓPIA E A MEMORIZAÇÃO. TENDO ISTO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE O ESTUDO DA QUÍMICA EM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO A EXISTÊNCIA DE DIFICULDADES NO APRENDIZADO, POIS A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS ALUNOS É FUNDAMENTAL PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS PESQUISAS SOBRE O TEMA, E ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO COM 4 QUESTÕES OBJETIVAS E UMA DISCURSIVA. NAS QUESTÕES OBJETIVAS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A RESPONDE UTILIZANDO UMA ESCALA DE 0 A 10, EM NÍVEL DE CONCORDÂNCIA, NA QUAL A RESPOSTA 0 SIGNIFICA QUE “DISCORDA TOTALMENTE”, E 10 “CONCORDA TOTALMENTE”. COM A PESQUISA FOI POSSÍVEL NOTAR QUE MUITOS ALUNOS POSSUEM UM BOM DESEMPENHO NA DISCIPLINA, PORÉM, MUITOS DECLARARAM NÃO POSSUIR UMA BOA EXPERIÊNCIA EM UTILIZAR O LIVRO DIDÁTICO PARA ESTUDAR, TORNANDO-SE NECESSÁRIO ALTERAR A FORMA QUE A QUÍMICA É COLOCADA NO LIVRO DIDÁTICO, VISTO QUE MUITAS VEZES OS LIVROS LEVAM À MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FÓRMULAS, LIMITANDO O APRENDIZADO DO ALUNO," "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DA QUÍMICA, AVALIAÇÃO, ENSINO MÉDIO, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID13422_28092019224159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR SALVIANO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR SALVIANO" "autor_email" => "arthursalviano7@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB -CG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60860 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4976 "inscrito_id" => 13422 "titulo" => """ INVESTIGAÇÃO DO ESTUDO E APRENDIZADO DA QUÍMICA EM\r\n ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO DO IFPB """ "resumo" => "O ENSINO DA QUÍMICA MUITAS VEZES SEGUE AINDA DE MANEIRA TRADICIONAL, DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA E NÃO INTERDISCIPLINAR, GERANDO NOS ALUNOS UM GRANDE DESINTERESSE PELA MATÉRIA, E DIFICULDADES DE APRENDER E DE RELACIONAR O CONTEÚDO ESTUDADO AO COTIDIANO. UMA BOA PARTE DOS ALUNOS QUE ENTRA NO ENSINO MÉDIO TRAZ CONSIGO UMA QUÍMICA ROTULADA COMO “DIFÍCIL E COMPLICADA”, E MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM PERCEBER O SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DO QUE ESTUDAM, POIS OS PROFESSORES DEMONSTRAM DIFICULDADES EM RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM EVENTOS DO COTIDIANO, PRIORIZANDO A REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, A CÓPIA E A MEMORIZAÇÃO. TENDO ISTO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE O ESTUDO DA QUÍMICA EM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO A EXISTÊNCIA DE DIFICULDADES NO APRENDIZADO, POIS A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DOS ALUNOS É FUNDAMENTAL PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS PESQUISAS SOBRE O TEMA, E ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO COM 4 QUESTÕES OBJETIVAS E UMA DISCURSIVA. NAS QUESTÕES OBJETIVAS, OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A RESPONDE UTILIZANDO UMA ESCALA DE 0 A 10, EM NÍVEL DE CONCORDÂNCIA, NA QUAL A RESPOSTA 0 SIGNIFICA QUE “DISCORDA TOTALMENTE”, E 10 “CONCORDA TOTALMENTE”. COM A PESQUISA FOI POSSÍVEL NOTAR QUE MUITOS ALUNOS POSSUEM UM BOM DESEMPENHO NA DISCIPLINA, PORÉM, MUITOS DECLARARAM NÃO POSSUIR UMA BOA EXPERIÊNCIA EM UTILIZAR O LIVRO DIDÁTICO PARA ESTUDAR, TORNANDO-SE NECESSÁRIO ALTERAR A FORMA QUE A QUÍMICA É COLOCADA NO LIVRO DIDÁTICO, VISTO QUE MUITAS VEZES OS LIVROS LEVAM À MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FÓRMULAS, LIMITANDO O APRENDIZADO DO ALUNO," "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DA QUÍMICA, AVALIAÇÃO, ENSINO MÉDIO, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID13422_28092019224159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR SALVIANO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR SALVIANO" "autor_email" => "arthursalviano7@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB -CG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }