ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE CEFALOCORDADOS EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58913 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3033 "inscrito_id" => 8185 "titulo" => "ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE CEFALOCORDADOS EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO" "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO QUE POSSUI OBJETIVO DE FACILITAR O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, ASSIM COMO PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO. CABE RESSALTAR QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO É FAVORECIDO ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO ENTRE O ALUNO E O MATERIAL INSTRUCIONAL, SENDO QUE O PROFESSOR SE TORNA RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR E FACILITAR TODO ESSE PROCESSO E ASSIM TORNAR POSSÍVEL O APRENDIZADO. A PRINCÍPIO OS LIVROS SÃO PARÂMETROS DE ENSINO POIS O MATERIAL DIDÁTICO PRECISA MOSTRAR AOS ESTUDANTES UMA BOA FONTE DE APRENDIZADO. NO ENTANTO, ESTUDOS APONTAM QUE OS LIVROS DIDÁTICOS EM ESPECIAL OS DE BIOLOGIA UTILIZADOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS, MOSTRAM-SE COM INFORMAÇÕES DISPOSTAS DE FORMA LINEAR, FRAGMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS, QUE POR SUA VEZ ACABA POR LIMITAR A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. DIANTE DO EXPOSTO, É NOTÁVEL QUE HAJA PREOCUPAÇÃO NA FORMA E COMO SÃO ABORDADOS OS CONTEÚDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS EM ESPECIAL OS DE BIOLOGIA, HAJA VISTA QUE SERÁ A PRINCIPAL FORMA QUE OS ALUNOS TERÃO COMO FONTE DE PESQUISA. LOGO ESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE ANALISAR O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS PRESENTES EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO UTILIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA CAMPUS CAXIAS-MA. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, O CORPUS DA ANÁLISE FOI CONSTITUÍDO POR UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA DO SUBFILO DOS CEFALOCORDADOS PRESENTES NO LIVRO DE MOSTRAM-SE TOTALMENTE EM DESACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE ZOOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8185_09092019121954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILDINARA MOURÃO DO RÊGO" "autor_nome_curto" => "HILDINARA MOURÃO" "autor_email" => "hildinara.rego@acad.ifma." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58913 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3033 "inscrito_id" => 8185 "titulo" => "ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE CEFALOCORDADOS EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO" "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO QUE POSSUI OBJETIVO DE FACILITAR O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, ASSIM COMO PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO. CABE RESSALTAR QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO É FAVORECIDO ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO ENTRE O ALUNO E O MATERIAL INSTRUCIONAL, SENDO QUE O PROFESSOR SE TORNA RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR E FACILITAR TODO ESSE PROCESSO E ASSIM TORNAR POSSÍVEL O APRENDIZADO. A PRINCÍPIO OS LIVROS SÃO PARÂMETROS DE ENSINO POIS O MATERIAL DIDÁTICO PRECISA MOSTRAR AOS ESTUDANTES UMA BOA FONTE DE APRENDIZADO. NO ENTANTO, ESTUDOS APONTAM QUE OS LIVROS DIDÁTICOS EM ESPECIAL OS DE BIOLOGIA UTILIZADOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS, MOSTRAM-SE COM INFORMAÇÕES DISPOSTAS DE FORMA LINEAR, FRAGMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS, QUE POR SUA VEZ ACABA POR LIMITAR A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. DIANTE DO EXPOSTO, É NOTÁVEL QUE HAJA PREOCUPAÇÃO NA FORMA E COMO SÃO ABORDADOS OS CONTEÚDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS EM ESPECIAL OS DE BIOLOGIA, HAJA VISTA QUE SERÁ A PRINCIPAL FORMA QUE OS ALUNOS TERÃO COMO FONTE DE PESQUISA. LOGO ESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE ANALISAR O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS PRESENTES EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO UTILIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA CAMPUS CAXIAS-MA. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, O CORPUS DA ANÁLISE FOI CONSTITUÍDO POR UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA DO SUBFILO DOS CEFALOCORDADOS PRESENTES NO LIVRO DE MOSTRAM-SE TOTALMENTE EM DESACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE ZOOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8185_09092019121954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HILDINARA MOURÃO DO RÊGO" "autor_nome_curto" => "HILDINARA MOURÃO" "autor_email" => "hildinara.rego@acad.ifma." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }