ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A RELEVÂNCIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA A FIM DE FOMENTAR UMA APRENDIZAGEM LIVRE DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, COMO TAMBÉM DESCOBERTAS E COMPREENSÃO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA INTERÉTNICA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE ESTUDO DEU-SE ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESULTADOS DA EXECUÇÃO DO PROJETO. FUNDAMENTANDO-SE EM TEÓRICOS IMPORTANTES SOBRE A TEMÁTICA COMO BOAKARI (1999), LENNER (2002), ROCHA (2003), ALÉM DAS LEIS E DIRETRIZES, CONTRIBUINDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E REFLEXÕES. A ANÁLISE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO COM AÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA PEDAGOGIA INTERÉTNICA, INSTIGANDO A PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, COMO É O CASO DO PROJETO “É NORMAL SER DIFERENTE”, SENDO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL AO PROCESSO DE FORMAÇÃO, CAPAZ DE DESENVOLVER A CRITICIDADE DOS ALUNOS POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE CARACTERÍSTICAS E CULTURAS QUE TORNAM O INDIVÍDUO SINGULAR, PROMOVENDO ASSIM UM AMBIENTE DE RESPEITO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. PORTANTO É NECESSÁRIO UM ENSINO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE AGREGUE NA FORMAÇÃO CRÍTICA E HUMANISTA, UTILIZANDO A PEDAGOGIA INTERÉTNICA COMO ALTERNATIVA QUE CONTEMPLE ASSUNTOS MULTICULTURAIS EM CONJUNTO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTENCIONAIS VOLTADAS À CONSCIENTIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS PARA A DIMINUIÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO.