Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA INTERÉTNICA: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: PEDAGOGIA INTERÉTNICA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA AFRO-BRASILEIRA Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61942
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4037
    "inscrito_id" => 11921
    "titulo" => "PEDAGOGIA INTERÉTNICA: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A RELEVÂNCIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA A FIM DE FOMENTAR UMA APRENDIZAGEM LIVRE DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, COMO TAMBÉM DESCOBERTAS E COMPREENSÃO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA INTERÉTNICA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE ESTUDO DEU-SE ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESULTADOS DA EXECUÇÃO DO PROJETO. FUNDAMENTANDO-SE EM TEÓRICOS IMPORTANTES SOBRE A TEMÁTICA COMO BOAKARI (1999), LENNER (2002), ROCHA (2003), ALÉM DAS LEIS E DIRETRIZES, CONTRIBUINDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E REFLEXÕES. A ANÁLISE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO COM AÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA PEDAGOGIA INTERÉTNICA, INSTIGANDO A PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, COMO É O CASO DO PROJETO “É NORMAL SER DIFERENTE”, SENDO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL AO PROCESSO DE FORMAÇÃO, CAPAZ DE DESENVOLVER A CRITICIDADE DOS ALUNOS POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE CARACTERÍSTICAS E CULTURAS QUE TORNAM O INDIVÍDUO SINGULAR, PROMOVENDO ASSIM UM AMBIENTE DE RESPEITO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. PORTANTO É NECESSÁRIO UM ENSINO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE AGREGUE NA FORMAÇÃO CRÍTICA E HUMANISTA, UTILIZANDO A PEDAGOGIA INTERÉTNICA COMO ALTERNATIVA QUE CONTEMPLE ASSUNTOS MULTICULTURAIS EM CONJUNTO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTENCIONAIS VOLTADAS À CONSCIENTIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS PARA A DIMINUIÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA INTERÉTNICA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA AFRO-BRASILEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID11921_25092019223505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA ROSA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "THALITA ROSA"
    "autor_email" => "thalitarosatr1@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DO PIAUÍ - FAPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61942
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4037
    "inscrito_id" => 11921
    "titulo" => "PEDAGOGIA INTERÉTNICA: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A RELEVÂNCIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA A FIM DE FOMENTAR UMA APRENDIZAGEM LIVRE DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, COMO TAMBÉM DESCOBERTAS E COMPREENSÃO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA INTERÉTNICA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE ESTUDO DEU-SE ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESULTADOS DA EXECUÇÃO DO PROJETO. FUNDAMENTANDO-SE EM TEÓRICOS IMPORTANTES SOBRE A TEMÁTICA COMO BOAKARI (1999), LENNER (2002), ROCHA (2003), ALÉM DAS LEIS E DIRETRIZES, CONTRIBUINDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E REFLEXÕES. A ANÁLISE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO COM AÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA PEDAGOGIA INTERÉTNICA, INSTIGANDO A PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, COMO É O CASO DO PROJETO “É NORMAL SER DIFERENTE”, SENDO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL AO PROCESSO DE FORMAÇÃO, CAPAZ DE DESENVOLVER A CRITICIDADE DOS ALUNOS POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE CARACTERÍSTICAS E CULTURAS QUE TORNAM O INDIVÍDUO SINGULAR, PROMOVENDO ASSIM UM AMBIENTE DE RESPEITO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. PORTANTO É NECESSÁRIO UM ENSINO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE AGREGUE NA FORMAÇÃO CRÍTICA E HUMANISTA, UTILIZANDO A PEDAGOGIA INTERÉTNICA COMO ALTERNATIVA QUE CONTEMPLE ASSUNTOS MULTICULTURAIS EM CONJUNTO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTENCIONAIS VOLTADAS À CONSCIENTIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS PARA A DIMINUIÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA INTERÉTNICA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA AFRO-BRASILEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID11921_25092019223505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA ROSA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "THALITA ROSA"
    "autor_email" => "thalitarosatr1@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DO PIAUÍ - FAPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A RELEVÂNCIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA A FIM DE FOMENTAR UMA APRENDIZAGEM LIVRE DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, COMO TAMBÉM DESCOBERTAS E COMPREENSÃO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA INTERÉTNICA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE ESTUDO DEU-SE ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESULTADOS DA EXECUÇÃO DO PROJETO. FUNDAMENTANDO-SE EM TEÓRICOS IMPORTANTES SOBRE A TEMÁTICA COMO BOAKARI (1999), LENNER (2002), ROCHA (2003), ALÉM DAS LEIS E DIRETRIZES, CONTRIBUINDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E REFLEXÕES. A ANÁLISE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO COM AÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA PEDAGOGIA INTERÉTNICA, INSTIGANDO A PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, COMO É O CASO DO PROJETO “É NORMAL SER DIFERENTE”, SENDO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL AO PROCESSO DE FORMAÇÃO, CAPAZ DE DESENVOLVER A CRITICIDADE DOS ALUNOS POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE CARACTERÍSTICAS E CULTURAS QUE TORNAM O INDIVÍDUO SINGULAR, PROMOVENDO ASSIM UM AMBIENTE DE RESPEITO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. PORTANTO É NECESSÁRIO UM ENSINO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE AGREGUE NA FORMAÇÃO CRÍTICA E HUMANISTA, UTILIZANDO A PEDAGOGIA INTERÉTNICA COMO ALTERNATIVA QUE CONTEMPLE ASSUNTOS MULTICULTURAIS EM CONJUNTO COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTENCIONAIS VOLTADAS À CONSCIENTIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS PARA A DIMINUIÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.