O PROCESSO AVALIATIVO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VEM GANHANDO NOTORIEDADE E SENDO ALVO DE DEBATES ENTRE PROFISSIONAIS DA ÁREA, DESDE A NOVA PERCEPÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS E A MUDANÇA DO PERFIL DAS ESCOLAS. HOJE EXISTE UMA NECESSIDADE CONSTANTE EM TRABALHAR OS INDIVÍDUOS EM SUA TOTALIDADE E NÃO APENAS COMO RECEPTORES DE INFORMAÇÕES QUANTIFICADAS. DIANTE DESTE, O REFERIDO TRABALHO TEM POR OBJETIVO A ANÁLISE DA DIDÁTICA AVALIATIVA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CEJA; CÍCERA GERMANO CORREIA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE –CE. TEVE COMO METODOLOGIA UM ESTUDO DE CASO, COM APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO IN LOCUS, MEDIANTE AMOSTRA REPRESENTATIVA DA COMUNIDADE NO MOMENTO DA REALIZAÇÃO DA PESQUISA. EM POSTERIOR CRÉDITO DE ANÁLISE, PROPÔS-SE À EQUIPE UMA REFLEXÃO SOBRE A PROBLEMÁTICA, E EM SEGUNDA INSTÂNCIA, A ADOÇÃO DE PRÁTICAS ACIMA DE TUDO FORMATIVAS, CAPAZES DE CONSIDERAR OS ASPECTOS QUALITATIVOS DOS ALUNOS. COMO RESULTADO, PERCEBEU-SE QUE O COTIDIANO ESCOLAR ATUAL DIFICULTA A INSERÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS, O QUE SINALIZA A NECESSIDADE DO ACOMPANHAMENTO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, DISCUTINDO RESULTADOS E APONTANDO CAMINHOS PARA MINIMIZAR O ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÕES.