OS CURSOS A DISTÂNCIA TÊM SE CONSTITUÍDO COMO GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DE SUAS APRENDIZAGENS, TENDO EM VISTA QUE OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAS) COMO ESPAÇO DA SALA DE AULA, PODEM FACILITAR A INSERÇÃO DESSAS PESSOAS RESPEITANDO O SEU RITMO DE APRENDIZAGEM E SUA INDIVIDUALIDADE. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE RELATAR EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CAMPUS ZONA LESTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CONSIDERANDO O ACOMPANHAMENTO FEITO JUNTO ÀS ALUNAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, UMA NA CONDIÇÃO DE CEGUEIRA TOTAL E OUTRA BAIXA VISÃO E/OU COM VISÃO SUBNORMAL, AMBAS MATRICULADAS NO 5º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL, OFERECIDO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. NA ESTRUTURAÇÃO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, APRESENTAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NOS ANOS DE 2018 E 2019 NO QUE TANGE AO APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PELA PLATAFORMA MOODLE, NOS POLOS DE APOIO PRESENCIAIS E NAS VISITAS AO CAMPUS ZONA LESTE. COMO RESULTADO, APRESENTAREMOS COMO AS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES E ATORES ENVOLVIDOS COMO, POLO, INSTITUIÇÃO, TUTORES, PROFESSORES E ATÉ A FAMÍLIA TÊM INFLUENCIADO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS, ACOMPANHAMENTO DAS ALUNAS, ENTRE OUTRAS AÇÕES METODOLÓGICAS, BUSCANDO ATENDER AS PARTICULARIDADES DAS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PROMOVENDO O ACESSO E PERMANÊNCIA COM AUTONOMIA.