Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: “O QUE REVELAM AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA?”

Palavra-chaves: PIBID, PEDAGOGIA, PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64761
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5585
    "inscrito_id" => 2924
    "titulo" => "A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: “O QUE REVELAM AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA?”"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ESTAGIÁRIO-BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). FOI PARTINDO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES QUE SE INDAGOU A RESPEITO DOS SUBSÍDIOS DO PIBID ÀS PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCA-SE, DESTE MODO, APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DO PIBID PEDAGOGIA DA URCA NO QUE DIZ RESPEITO AO DESVELAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO CARIRI CEARENSE. O ESTUDO REALIZADO TEM NATUREZA EXPLORATÓRIA E FOI DESENVOLVIDO SOB ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO INÍCIO O EXAME DE DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O PIBID, TAIS COMO, PORTARIAS E EDITAIS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE TRATA DAS NORMAS DO REFERIDO PROGRAMA (BRASIL, 2013, 2018); BEM COMO, AS OBRAS DE ANTÓNIO NÓVOA (ORG.) (1992), OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO; SELMA GARRIDO PIMENTA (1999), NO LIVRO SABERES PEDAGÓGICOS E ATIVIDADE DOCENTE, ONDE APONTA A NECESSIDADE DE REPENSAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR; E, JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (2017) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA, E CULMINAM NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS – ESTUDANTES BOLSISTAS VINCULADOS AO REFERIDO PROJETO. DESTE MODO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES PIBIDIANOS EM RELAÇÃO AS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DO PEDAGOGO, TAIS COMO A GESTÃO ESCOLAR, ACEPÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, PEDAGOGIA, PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2924_03102019185011.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MELO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MELO"
    "autor_email" => "amanda.mello1323@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64761
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5585
    "inscrito_id" => 2924
    "titulo" => "A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: “O QUE REVELAM AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA?”"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ESTAGIÁRIO-BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). FOI PARTINDO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES QUE SE INDAGOU A RESPEITO DOS SUBSÍDIOS DO PIBID ÀS PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCA-SE, DESTE MODO, APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DO PIBID PEDAGOGIA DA URCA NO QUE DIZ RESPEITO AO DESVELAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO CARIRI CEARENSE. O ESTUDO REALIZADO TEM NATUREZA EXPLORATÓRIA E FOI DESENVOLVIDO SOB ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO INÍCIO O EXAME DE DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O PIBID, TAIS COMO, PORTARIAS E EDITAIS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE TRATA DAS NORMAS DO REFERIDO PROGRAMA (BRASIL, 2013, 2018); BEM COMO, AS OBRAS DE ANTÓNIO NÓVOA (ORG.) (1992), OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO; SELMA GARRIDO PIMENTA (1999), NO LIVRO SABERES PEDAGÓGICOS E ATIVIDADE DOCENTE, ONDE APONTA A NECESSIDADE DE REPENSAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR; E, JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (2017) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA, E CULMINAM NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS – ESTUDANTES BOLSISTAS VINCULADOS AO REFERIDO PROJETO. DESTE MODO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES PIBIDIANOS EM RELAÇÃO AS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DO PEDAGOGO, TAIS COMO A GESTÃO ESCOLAR, ACEPÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, PEDAGOGIA, PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2924_03102019185011.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MELO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA MELO"
    "autor_email" => "amanda.mello1323@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ABORDA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ESTAGIÁRIO-BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). FOI PARTINDO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES QUE SE INDAGOU A RESPEITO DOS SUBSÍDIOS DO PIBID ÀS PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCA-SE, DESTE MODO, APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DO PIBID PEDAGOGIA DA URCA NO QUE DIZ RESPEITO AO DESVELAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO CARIRI CEARENSE. O ESTUDO REALIZADO TEM NATUREZA EXPLORATÓRIA E FOI DESENVOLVIDO SOB ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO INÍCIO O EXAME DE DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O PIBID, TAIS COMO, PORTARIAS E EDITAIS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE TRATA DAS NORMAS DO REFERIDO PROGRAMA (BRASIL, 2013, 2018); BEM COMO, AS OBRAS DE ANTÓNIO NÓVOA (ORG.) (1992), OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO; SELMA GARRIDO PIMENTA (1999), NO LIVRO SABERES PEDAGÓGICOS E ATIVIDADE DOCENTE, ONDE APONTA A NECESSIDADE DE REPENSAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR; E, JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (2017) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA, E CULMINAM NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS – ESTUDANTES BOLSISTAS VINCULADOS AO REFERIDO PROJETO. DESTE MODO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES PIBIDIANOS EM RELAÇÃO AS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DO PEDAGOGO, TAIS COMO A GESTÃO ESCOLAR, ACEPÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.