A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: “O QUE REVELAM AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA?”
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64761 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5585 "inscrito_id" => 2924 "titulo" => "A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: “O QUE REVELAM AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA?”" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ESTAGIÁRIO-BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). FOI PARTINDO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES QUE SE INDAGOU A RESPEITO DOS SUBSÍDIOS DO PIBID ÀS PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCA-SE, DESTE MODO, APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DO PIBID PEDAGOGIA DA URCA NO QUE DIZ RESPEITO AO DESVELAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO CARIRI CEARENSE. O ESTUDO REALIZADO TEM NATUREZA EXPLORATÓRIA E FOI DESENVOLVIDO SOB ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO INÍCIO O EXAME DE DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O PIBID, TAIS COMO, PORTARIAS E EDITAIS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE TRATA DAS NORMAS DO REFERIDO PROGRAMA (BRASIL, 2013, 2018); BEM COMO, AS OBRAS DE ANTÓNIO NÓVOA (ORG.) (1992), OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO; SELMA GARRIDO PIMENTA (1999), NO LIVRO SABERES PEDAGÓGICOS E ATIVIDADE DOCENTE, ONDE APONTA A NECESSIDADE DE REPENSAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR; E, JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (2017) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA, E CULMINAM NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS – ESTUDANTES BOLSISTAS VINCULADOS AO REFERIDO PROJETO. DESTE MODO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES PIBIDIANOS EM RELAÇÃO AS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DO PEDAGOGO, TAIS COMO A GESTÃO ESCOLAR, ACEPÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, PEDAGOGIA, PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2924_03102019185011.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MELO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "AMANDA MELO" "autor_email" => "amanda.mello1323@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64761 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5585 "inscrito_id" => 2924 "titulo" => "A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: “O QUE REVELAM AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA?”" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ESTAGIÁRIO-BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). FOI PARTINDO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES QUE SE INDAGOU A RESPEITO DOS SUBSÍDIOS DO PIBID ÀS PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCA-SE, DESTE MODO, APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DO PIBID PEDAGOGIA DA URCA NO QUE DIZ RESPEITO AO DESVELAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO CARIRI CEARENSE. O ESTUDO REALIZADO TEM NATUREZA EXPLORATÓRIA E FOI DESENVOLVIDO SOB ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO INÍCIO O EXAME DE DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O PIBID, TAIS COMO, PORTARIAS E EDITAIS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE TRATA DAS NORMAS DO REFERIDO PROGRAMA (BRASIL, 2013, 2018); BEM COMO, AS OBRAS DE ANTÓNIO NÓVOA (ORG.) (1992), OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO; SELMA GARRIDO PIMENTA (1999), NO LIVRO SABERES PEDAGÓGICOS E ATIVIDADE DOCENTE, ONDE APONTA A NECESSIDADE DE REPENSAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR; E, JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (2017) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA, E CULMINAM NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS – ESTUDANTES BOLSISTAS VINCULADOS AO REFERIDO PROJETO. DESTE MODO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES PIBIDIANOS EM RELAÇÃO AS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DO PEDAGOGO, TAIS COMO A GESTÃO ESCOLAR, ACEPÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, PEDAGOGIA, PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2924_03102019185011.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MELO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "AMANDA MELO" "autor_email" => "amanda.mello1323@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }