O PRESENTE TRABALHO ABORDA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ESTAGIÁRIO-BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). FOI PARTINDO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES QUE SE INDAGOU A RESPEITO DOS SUBSÍDIOS DO PIBID ÀS PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCA-SE, DESTE MODO, APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DO PIBID PEDAGOGIA DA URCA NO QUE DIZ RESPEITO AO DESVELAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO CARIRI CEARENSE. O ESTUDO REALIZADO TEM NATUREZA EXPLORATÓRIA E FOI DESENVOLVIDO SOB ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO INÍCIO O EXAME DE DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O PIBID, TAIS COMO, PORTARIAS E EDITAIS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE TRATA DAS NORMAS DO REFERIDO PROGRAMA (BRASIL, 2013, 2018); BEM COMO, AS OBRAS DE ANTÓNIO NÓVOA (ORG.) (1992), OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO; SELMA GARRIDO PIMENTA (1999), NO LIVRO SABERES PEDAGÓGICOS E ATIVIDADE DOCENTE, ONDE APONTA A NECESSIDADE DE REPENSAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR; E, JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (2017) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA, E CULMINAM NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS – ESTUDANTES BOLSISTAS VINCULADOS AO REFERIDO PROJETO. DESTE MODO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES PIBIDIANOS EM RELAÇÃO AS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DO PEDAGOGO, TAIS COMO A GESTÃO ESCOLAR, ACEPÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA DO PROFESSOR PESQUISADOR, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.