SERRA, Luana Guimarães et al.. Jornal social: um diálogo sobre bullying na escola. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60906>. Acesso em: 23/12/2024 04:17
O BULLYING É UM TEMA QUE NÃO É CONSIDERADO MODERNO, POIS JÁ É RECORRENTE NA SOCIEDADE A MUITO TEMPO DE DIVERSAS MANEIRAS. EM QUE SE REFERE A AGRESSÕES E INTIMIDAÇÕES EM VÁRIOS AMBIENTES DE CONVÍVIO SOCIAL INCLUSIVE NO AMBIENTE ESCOLAR. O DEVIDO TRABALHO FOI REALIZADO NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR CHAGAS RODRIGUES, ENVOLVENDO OS ALUNOS E BOLSISTA DO PIBID. COM O INTUITO DE DAR ÊNFASE AO BULLYING NA ESCOLA, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO E DESABAFO A PARTIR DE UMA RODA DE CONVERSA UTILIZANDO FERRAMENTAS DIDÁTICAS E TECNOLÓGICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A EXPOSIÇÃO DO TEMA. TODA ATIVIDADE FOI RETRATADA POR MEIO DE UM JORNAL CRIADO NA ESCOLA, EVIDENCIANDO O QUE FOI REALIZADO NO PRIMEIRO MOMENTO. NO JORNAL FOI EXPOSTO UM MURAL COM IMAGENS DO QUE OCORREU DURANTE A RODA DE CONVERSA DE FORMA LÚDICA, APRESENTANDO NOTÍCIAS E RELATOS SOBRE O BULLYING. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM CONVINCENTES, POIS FICOU CLARA A NECESSIDADE E SATISFAÇÃO DOS DISCENTES POR POSSUÍREM ESSE ESPAÇO DE FALA E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS COM OS DEMAIS. MOSTRANDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR TEMAS QUE SÃO RECORRENTES DIARIAMENTE, ONDE TODOS POSSAM SE POSICIONAR SOBRE.