A AVALIAÇÃO É UMA REFLEXÃO DIANTE À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, POR ISSO, A AVALIAÇÃO SE ASSEMELHA A PESQUISA E AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR-PESQUISADOR. DELIMITOU-SE COMO OBJETIVO GERAL NESTE ESTUDO: COMPREENDER CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR. QUE FOI SUSCITADO DIANTE À PROBLEMÁTICA: QUE CONTRIBUIÇÕES A AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM OCASIONA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR?. A PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA EM 2019 SE PAUTOU EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E PESQUISA DE CAMPO, REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA – CEARÁ. A TÉCNICA USADA PARA A COLETA DE DADOS FORAM QUESTIONÁRIOS COM SETE PERGUNTAS ABERTAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM SEIS PROFESSORES DO QUARTO E QUINTO ANO DOS ANOS INICIAIS. CONCLUI-SE QUE A AVALIAÇÃO E A PESQUISA SÃO INDISSOCIÁVEIS E QUE PARA QUE A PRIMEIRA NÃO SE TORNE AUTORITÁRIA PRECISA SE ATRELAR A SEGUNDA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FAZENDO COM QUE A REFLEXÃO E OLHAR INVESTIGATIVO PERMEIEM O PROCESSO AVALIATIVO.