O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER COMO A EDUCOMUNICAÇÃO, ATRAVÉS DO JORNAL MURAL, PODE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. PARA TANTO, O TRABALHO FOI DIVIDIDO EM 3 PARTES: A 1ª APRESENTOU A METODOLOGIA ESCOLHIDA (PESQUISA DESCRITIVA DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA); NA 2ª FOI REALIZADA UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO AMBIENTE ESCOLAR PARA SE COMPREENDER O PAPEL DA EDUCOMUNICAÇÃO E DO JORNAL MURAL NA INCLUSÃO ESCOLAR E, NA 3ª, APONTOU-SE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATRAVÉS DO JORNAL MURAL. CONCLUIU-SE QUE SE FAZ FUNDAMENTAL REPENSAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VISANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ E COM OBJETIVOS MAIORES PAUTADOS NA INCLUSÃO DO ALUNO COM NEE, GARANTINDO NÃO SOMENTE A INSERÇÃO, MAS O SUCESSO DO MESMO.