LOPES, Talisson De Sousa et al.. Feira de ciências: uma argumentação pedagógica. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60511>. Acesso em: 23/12/2024 04:58
ESTE TRABALHO TEM EM VISTA A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARTINDO-SE DE UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE NAS ESCOLAS. ATRAVÉS DO RELATO ANALÍTICO E DE EXPERIÊNCIAS DIVERSAS, OBSERVAMOS QUE A REALIZAÇÃO DE FEIRAS DE CIÊNCIAS TORNA-SE MAIS RICA PELA INCORPORAÇÃO DE NOVOS ELEMENTOS E DE NOVAS VERTENTES, LIGADAS, DENTRE OUTROS ASPECTOS, À FORMAÇÃO ESTÉTICA E SOCIAL DOS ALUNOS, ALÉM DAS QUESTÕES RELATIVAS À DISSEMINAÇÃO DA CULTURA TÉCNICO-CIENTÍFICA. MOSTRAS E FEIRAS DEVEM SER INICIADAS COM O DESEJO DO ALUNO DE TRABALHAR UMA IDEIA E CULMINAR NA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO TRABALHO. ESSA TRAJETÓRIA TRILHADA PELOS PARTICIPANTES, ALUNOS, PROFESSORES E VISITANTES PODE FAVORECER DIFERENTES NÍVEIS DE COGNIÇÃO UMA VEZ QUE TAIS CAMINHOS SE APRESENTAM COMO OPORTUNIDADES CONTINUADAS E DESAFIANTES DE INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES E O OBJETO DO CONHECIMENTO, FAVORECENDO ASSIM A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CONCEITUAL. O PRESENTE PROJETO VISA ORGANIZAR E SISTEMATIZAR UMA FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL HENRIQUE DE SOUZA FILHO – HENFIL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO DAS NEVESMG, ENVOLVENDO OS ALUNOS DOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO.