PEREIRA, Denilson Diniz. Historiografia e docência do ensino superior na região amazônica. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60711>. Acesso em: 23/12/2024 04:00
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DISCORRER A PARTIR DE CONTEXTOS HISTORIOGRÁFICOS OS DESAFIOS POSTOS AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO AMAZÔNICO, TOMANDO, EM ALGUNS MOMENTOS, COMO REFERÊNCIA O INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS ICSEZ/UFAM. PARA ISSO, BUSCOU-SE CONHECER O PROCESSO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. EM SEGUIDA, DISCUTIMOS OS DESAFIOS POSTOS AOS DOCENTES NA ATUALIDADE E NA SEQUÊNCIA PONTUAMOS AS PARTICULARIDADES DO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA, RETRATANDO ALGUNS DADOS DO ICSEZ, A PARTIR DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL. PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO USAMOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA DOCÊNCIA NO BRASIL, TAMBÉM FOI REALIZADA A PESQUISA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DE ALGUMAS LEGISLAÇÕES QUE ORIENTAM O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL ASSIM COMO DADOS REFERENTES AO ICSEZ. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NO CONTEXTO AMAZÔNICO À DOCÊNCIA CONVIVE COM INÚMEROS DESAFIOS, OS MAIS FREQUENTES SÃO: A DIFICULDADE DE PERMANÊNCIA DE DOUTORES QUE TEM IMPLICAÇÕES DIRETAS SOBRE A PESQUISA NA AMAZÔNIA; OS DOCENTES POSSUEM DIFERENTES ATRIBUIÇÕES COMO O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E A GESTÃO.