SILVA, Ana Cláudia Da et al.. A gamificação no processo de alfabetização. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58376>. Acesso em: 05/11/2024 07:19
ESTE TRABALHO FOI CONSTRUÍDO EM CIMA DE UMA PRÁTICA FORMATIVA REALIZADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NA CIDADE DE MANAUS, ONDE FOI EXPOSTO O USO DA LUDICIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO, MAIS PRECISAMENTE VOLTADA PARA A GAMIFICAÇÃO. A PARTIR DESSA PRÁTICA SOCIALIZADORA, SURGIU O TRABALHO ENVOLVENDO A GAMIFICAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO, DENTRO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, BUSCANDO ACIMA DE TUDO INCENTIVAR ATRAVÉS DA LUDICIDADE O HÁBITO E O GOSTO PELA LEITURA, VISTO QUE TUDO INICIA-SE COM SUJEITOS PENSANTES E TRANSFORMADORES DA REALIDADE DA QUAL FAZEM PARTE. A ORALIDADE, O TRABALHO EM GRUPO, A TOLERÂNCIA, O COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO E O AJUDAR O PRÓXIMO, FORAM CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS QUE OBTIVEMOS AO LOGO DO PROCESSO DE APLICAÇÃO DO TRABALHO, ALÉM DO AVANÇO NOS NÍVEIS DE ESCRITA E A AUTONOMIA NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. O PROFESSOR COMO MEDIADOR E FACILITADOR DO CONHECIMENTO PRECISA SER UM PROFISSIONAL REFLEXIVO DE SUA PRÁTICA, TRANSFORMANDO-A E ADAPTANDO A MESMA CONFORME A REALIDADE DA COMUNIDADE ESCOLAR EM QUE ESTÁ INSERIDA, CONTRIBUINDO ASSIM; PARA O SUCESSO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. DIANTE DOS FATOS MENCIONADOS, VÊ-SE A NECESSIDADE DE O PROFESSOR SER ACIMA DE TUDO PESQUISADOR E SUJEITO REFLEXIVO DE SUA PRÁTICA COTIDIANA, CONTRIBUINDO PARA O SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS.