ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE, A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA EM PROJETOS, TEVE COMO OBJETIVO POSSIBILITAR AOS ESTUDANTES O CONHECIMENTO DE DIVERSAS APLICAÇÕES DA QUÍMICA NA AGRICULTURA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS QUE ALGUMAS DESSAS PRÁTICAS PODEM CAUSAR. NESTE PROCESSO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE UM DOS GRANDES DESAFIOS ERA CONCILIAR PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, ENTENDENDO QUE A AGRICULTURA SUSTENTÁVEL REQUER TÉCNICAS AGRÍCOLAS QUE VISEM O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE SEM COMPROMETER A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE. O ARTIGO ANALISA E DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM QUANDO BASEADA EM PROJETOS E, CONSIDERANDO QUE A QUÍMICA TEM UMA PRESENÇA MUITO SIGNIFICATIVA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E NA AGRICULTURA, O ENSINO DE QUÍMICA APRESENTA UM GRANDE POTENCIAL PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DE PROJETOS. O PÚBLICO ALVO FORAM ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA FRANCISCO APOLINÁRIO DA SILVA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE AREIAL-PB. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NO AMBIENTE ESCOLAR NO HORÁRIO DAS AULAS DE QUÍMICA, NO LABORATÓRIO EM HORÁRIOS EXTRAS, E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR, EM AULAS DE CAMPO. PERCEBEMOS NOS RESULTADOS E DISCUSSÕES QUE A APRENDIZAGEM FOI MAIS EFICAZ, QUE ACONTECEU UM ENVOLVIMENTO E INTERESSE MAIOR DOS ALUNOS AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, COMO TAMBÉM UMA MAIOR INTERAÇÃO DOS PAIS E DA COMUNIDADE COM A ESCOLA.