ATUALMENTE EXISTEM DIVERSAS PROBLEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, SEJAM ESTAS MAIS GENERALISTAS OU ESPECÍFICAS A
CADA ÁREA DO CONHECIMENTO. O ENSINO DE BIOLOGIA POR SUA VEZ CONVIVE COM A DIFICULDADE DA INTRODUÇÃO DE TEMAS QUE DEVERIAM SER ABORDADOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR. DENTRE TAIS ASSUNTOS MUITAS VEZES NEGLIGENCIADOS DESTACA-SE A PALEONTOLOGIA, ESTA É POR VÁRIAS VEZES SUBORDINADA APENAS AO ENSINO DE EVOLUÇÃO O QUE IMPOSSIBILITA A CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DESSA CIÊNCIA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA QUE DESENVOLVERAM O PROJETO DENOMINADO “PALEO NA ESCOLA” QUE VISOU ABORDAR PALEONTOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COM CERCA DE 40 ALUNOS DA EEEP LYSIA PIMENTEL GOMES SAMPAIO SALES EM SOBRAL – CE, DURANTE QUATRO ENCONTROS, UTILIZANDO DE DIVERSAS METODOLOGIAS, SENDO ESSAS PRÁTICAS E TEÓRICAS, OBJETIVANDO SEMPRE O PROTAGONISMO DO DISCENTES. OS IMPACTOS NA PRENDIZAGEM EFETIVA DOS ALUNOS FORAM AVALIADOS POR MEIO DE DOIS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E DOS PRODUTOS DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, ASSIM PÔDE-SE OBSERVAR QUE HOUVE UM CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DE PALEONTOLOGIA, ALGO QUE FOI PROPORCIONADO GRAÇAS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROTAGONISMO.