Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES FORMATIVAS COM DOCENTES E LICENCIANDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: ESTUDO COLETIVO, FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58948
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4830
    "inscrito_id" => 9061
    "titulo" => "AÇÕES FORMATIVAS COM DOCENTES E LICENCIANDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM ANALISAR AS AÇÕES FORMATIVAS REALIZADO NOS ANOS INICIAIS. O REFERIDO ESTUDO ENVOLVE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, FORMADORES E LICENCIANDOS. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM LICENCIANDAS, UM PROFESSOR DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELÉM, UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA  NAS AÇÕES FORMATIVAS NO CONTEXTO DO PROJETO “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA” NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ QUE CONSTITUI UM DOS TRÊS EIXOS DO PROJETO “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA”. A PESQUISA OCORREU EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRO OS ESTUDOS COLETIVOS QUE OCORRIAM NA UNIVERSIDADE OU EM UMA DAS ESCOLAS DO GRUPO QUE ESTAVA VINCULADO AO PROJETO. O SEGUNDO MOMENTO FOI O PLANEJAMENTO DAS AULAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, MEDIAÇÃO DE LEITURA. O TERCEIRO MOMENTO ATIVIDADES EM SALA DE AULA. OS AUTORES QUE NORTEARAM ESSA PESQUISA FORAM: ALARCÃO (2001) AO AFIRMAR QUE PROFESSOR NUNCA DEVE PARAR DE ESTUDAR; LEMLE (1995) QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PREPARADO; BAKHTIN (2003) TRAZENDO O DISCURSO; SOARES (2018) AFIRMA QUE O DOCENTE PRECISA SABER DIFERENTES MÉTODOS. OS RESULTADOS INICIAIS DA INVESTIGAÇÃO MOSTRAM QUE AS DISCUSSÕES E TRABALHOS DESENVOLVIDOS NOS ESTUDOS COLETIVOS POSSUEM INTERFACES COM AS AÇÕES REALIZADAS COM OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS. ALÉM DISSO, OS LICENCIANDOS QUE ACOMPANHAM AS TURMAS, JÁ ANTECIPAM AS AÇÕES EM FUNÇÃO DAS DISCUSSÕES NOS PLANEJAMENTOS, ACOMPANHAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. OS ALUNOS MELHORAM SUAS ESCRITAS E LEITURAS COM ESTE ASSESSORAMENTO, POIS OS LICENCIANDOS PROCURAM ARTICULAR COM OS DOCENTES AS ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTUDO COLETIVO, FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9061_26092019233549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESULINE MENDES DAMASCENO"
    "autor_nome_curto" => "JESULINE M. D."
    "autor_email" => "jesuline@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CIENTIFICA- IEMCI  / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58948
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4830
    "inscrito_id" => 9061
    "titulo" => "AÇÕES FORMATIVAS COM DOCENTES E LICENCIANDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM ANALISAR AS AÇÕES FORMATIVAS REALIZADO NOS ANOS INICIAIS. O REFERIDO ESTUDO ENVOLVE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, FORMADORES E LICENCIANDOS. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM LICENCIANDAS, UM PROFESSOR DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELÉM, UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA  NAS AÇÕES FORMATIVAS NO CONTEXTO DO PROJETO “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA” NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ QUE CONSTITUI UM DOS TRÊS EIXOS DO PROJETO “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA”. A PESQUISA OCORREU EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRO OS ESTUDOS COLETIVOS QUE OCORRIAM NA UNIVERSIDADE OU EM UMA DAS ESCOLAS DO GRUPO QUE ESTAVA VINCULADO AO PROJETO. O SEGUNDO MOMENTO FOI O PLANEJAMENTO DAS AULAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, MEDIAÇÃO DE LEITURA. O TERCEIRO MOMENTO ATIVIDADES EM SALA DE AULA. OS AUTORES QUE NORTEARAM ESSA PESQUISA FORAM: ALARCÃO (2001) AO AFIRMAR QUE PROFESSOR NUNCA DEVE PARAR DE ESTUDAR; LEMLE (1995) QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PREPARADO; BAKHTIN (2003) TRAZENDO O DISCURSO; SOARES (2018) AFIRMA QUE O DOCENTE PRECISA SABER DIFERENTES MÉTODOS. OS RESULTADOS INICIAIS DA INVESTIGAÇÃO MOSTRAM QUE AS DISCUSSÕES E TRABALHOS DESENVOLVIDOS NOS ESTUDOS COLETIVOS POSSUEM INTERFACES COM AS AÇÕES REALIZADAS COM OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS. ALÉM DISSO, OS LICENCIANDOS QUE ACOMPANHAM AS TURMAS, JÁ ANTECIPAM AS AÇÕES EM FUNÇÃO DAS DISCUSSÕES NOS PLANEJAMENTOS, ACOMPANHAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. OS ALUNOS MELHORAM SUAS ESCRITAS E LEITURAS COM ESTE ASSESSORAMENTO, POIS OS LICENCIANDOS PROCURAM ARTICULAR COM OS DOCENTES AS ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTUDO COLETIVO, FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9061_26092019233549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESULINE MENDES DAMASCENO"
    "autor_nome_curto" => "JESULINE M. D."
    "autor_email" => "jesuline@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CIENTIFICA- IEMCI  / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM ANALISAR AS AÇÕES FORMATIVAS REALIZADO NOS ANOS INICIAIS. O REFERIDO ESTUDO ENVOLVE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, FORMADORES E LICENCIANDOS. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM LICENCIANDAS, UM PROFESSOR DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELÉM, UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NAS AÇÕES FORMATIVAS NO CONTEXTO DO PROJETO “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA” NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ QUE CONSTITUI UM DOS TRÊS EIXOS DO PROJETO “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA”. A PESQUISA OCORREU EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRO OS ESTUDOS COLETIVOS QUE OCORRIAM NA UNIVERSIDADE OU EM UMA DAS ESCOLAS DO GRUPO QUE ESTAVA VINCULADO AO PROJETO. O SEGUNDO MOMENTO FOI O PLANEJAMENTO DAS AULAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, MEDIAÇÃO DE LEITURA. O TERCEIRO MOMENTO ATIVIDADES EM SALA DE AULA. OS AUTORES QUE NORTEARAM ESSA PESQUISA FORAM: ALARCÃO (2001) AO AFIRMAR QUE PROFESSOR NUNCA DEVE PARAR DE ESTUDAR; LEMLE (1995) QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PREPARADO; BAKHTIN (2003) TRAZENDO O DISCURSO; SOARES (2018) AFIRMA QUE O DOCENTE PRECISA SABER DIFERENTES MÉTODOS. OS RESULTADOS INICIAIS DA INVESTIGAÇÃO MOSTRAM QUE AS DISCUSSÕES E TRABALHOS DESENVOLVIDOS NOS ESTUDOS COLETIVOS POSSUEM INTERFACES COM AS AÇÕES REALIZADAS COM OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS. ALÉM DISSO, OS LICENCIANDOS QUE ACOMPANHAM AS TURMAS, JÁ ANTECIPAM AS AÇÕES EM FUNÇÃO DAS DISCUSSÕES NOS PLANEJAMENTOS, ACOMPANHAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. OS ALUNOS MELHORAM SUAS ESCRITAS E LEITURAS COM ESTE ASSESSORAMENTO, POIS OS LICENCIANDOS PROCURAM ARTICULAR COM OS DOCENTES AS ATIVIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.