Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA/PARA A SALA DE AULA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, PERSPECTIVAS, DESAFIOS, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60538
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 897
    "inscrito_id" => 2326
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA/PARA A SALA DE AULA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA, VOLTADO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, CONSIDERANDO SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA SALA DE AULA. O ENTENDIMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE DEFENDEMOS IMPLICA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM SERVIÇO. DESSA FORMA, QUESTIONA-SE COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA TEM CONTRIBUÍDO PARA REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA? DIANTE DESSA QUESTÃO, TRAÇOU-SE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA CONSIDERAM NAS SUAS REFLEXÕES DURANTE A FORMAÇÃO CONTINUADA OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA. O PERCURSO METODOLÓGICO DESTACA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PRÁTICA NA VIVÊNCIA EM SALA DE AULA COM OS DESAFIOS PARA O ENSINO E AS PERSPECTIVAS GERADAS. A DISCUSSÃO TEÓRICA ESTÁ SUBSIDIADA EM NÓVOA (2009), GARCIA (1995), CRISTOPHER DAY (2001), FARIAS ET AL (2011), IMBERNÓN (2010), DENTRE OUTROS. DESSA FORMA, A COLETA DE DADO FOI REALIZADA NOS ENCONTROS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM A COLABORAÇÃO DE TRÊS DOCENTES EFETIVOS E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS RELATÓRIOS DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA SOBRE FORMAÇÕES CONTINUADAS REFERENTES AO ANO DE 2018. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE HÁ UMA DESCONTINUIDADE NO PROCESSO FORMATIVO E A NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. EVIDENCIOU-SE QUE EMERGEM DESAFIOS PARA INOVAÇÕES NA/PARA PRÁTICA FORMATIVA EM SERVIÇO QUE CONSIDERE O SABER-FAZER COOPERATIVO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, PERSPECTIVAS, DESAFIOS, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2326_04082019123906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELMA FERREIRA LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSELMA LAVÔR"
    "autor_email" => "joselmalavor@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60538
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 897
    "inscrito_id" => 2326
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA/PARA A SALA DE AULA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA, VOLTADO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, CONSIDERANDO SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA SALA DE AULA. O ENTENDIMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE DEFENDEMOS IMPLICA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM SERVIÇO. DESSA FORMA, QUESTIONA-SE COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA TEM CONTRIBUÍDO PARA REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA? DIANTE DESSA QUESTÃO, TRAÇOU-SE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA CONSIDERAM NAS SUAS REFLEXÕES DURANTE A FORMAÇÃO CONTINUADA OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA. O PERCURSO METODOLÓGICO DESTACA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PRÁTICA NA VIVÊNCIA EM SALA DE AULA COM OS DESAFIOS PARA O ENSINO E AS PERSPECTIVAS GERADAS. A DISCUSSÃO TEÓRICA ESTÁ SUBSIDIADA EM NÓVOA (2009), GARCIA (1995), CRISTOPHER DAY (2001), FARIAS ET AL (2011), IMBERNÓN (2010), DENTRE OUTROS. DESSA FORMA, A COLETA DE DADO FOI REALIZADA NOS ENCONTROS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM A COLABORAÇÃO DE TRÊS DOCENTES EFETIVOS E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS RELATÓRIOS DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA SOBRE FORMAÇÕES CONTINUADAS REFERENTES AO ANO DE 2018. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE HÁ UMA DESCONTINUIDADE NO PROCESSO FORMATIVO E A NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. EVIDENCIOU-SE QUE EMERGEM DESAFIOS PARA INOVAÇÕES NA/PARA PRÁTICA FORMATIVA EM SERVIÇO QUE CONSIDERE O SABER-FAZER COOPERATIVO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, PERSPECTIVAS, DESAFIOS, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2326_04082019123906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELMA FERREIRA LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSELMA LAVÔR"
    "autor_email" => "joselmalavor@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA, VOLTADO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, CONSIDERANDO SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA SALA DE AULA. O ENTENDIMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE DEFENDEMOS IMPLICA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM SERVIÇO. DESSA FORMA, QUESTIONA-SE COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA TEM CONTRIBUÍDO PARA REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA? DIANTE DESSA QUESTÃO, TRAÇOU-SE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA CONSIDERAM NAS SUAS REFLEXÕES DURANTE A FORMAÇÃO CONTINUADA OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA. O PERCURSO METODOLÓGICO DESTACA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PRÁTICA NA VIVÊNCIA EM SALA DE AULA COM OS DESAFIOS PARA O ENSINO E AS PERSPECTIVAS GERADAS. A DISCUSSÃO TEÓRICA ESTÁ SUBSIDIADA EM NÓVOA (2009), GARCIA (1995), CRISTOPHER DAY (2001), FARIAS ET AL (2011), IMBERNÓN (2010), DENTRE OUTROS. DESSA FORMA, A COLETA DE DADO FOI REALIZADA NOS ENCONTROS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM A COLABORAÇÃO DE TRÊS DOCENTES EFETIVOS E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS RELATÓRIOS DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA SOBRE FORMAÇÕES CONTINUADAS REFERENTES AO ANO DE 2018. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE HÁ UMA DESCONTINUIDADE NO PROCESSO FORMATIVO E A NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. EVIDENCIOU-SE QUE EMERGEM DESAFIOS PARA INOVAÇÕES NA/PARA PRÁTICA FORMATIVA EM SERVIÇO QUE CONSIDERE O SABER-FAZER COOPERATIVO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.