JÚNIOR, Osvaldo Neves. Os sujeitos da educação de jovens e adultos: um relato de caso. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61913>. Acesso em: 22/12/2024 23:53
: ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA EFETIVAÇÃO DAS SUAS FUNÇÕES: FUNÇÃO REPARADORA, FUNÇÃO EQUALIZADORA E FUNÇÃO QUALIFICADORA PARA ATENDIMENTO DOS SEUS SUJEITOS QUE PASSAM POR UM PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO. NO ENTANTO SURGE UMA REFLEXÃO QUE BUSCA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO QUE CONSIDERE AS FINALIDADES DA EJA, NA EFETIVAÇÃO DAS SUAS FUNÇÕES, PREPARANDO OS EDUCANDOS PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA E CRÍTICA DA REALIDADE EM QUE VIVEM. O QUE DE FATO EXIGE DOS EDUCADORES UMA NOVA FORMA DE PENSAR O CURRÍCULO E O ENSINO PARA ESSE PÚBLICO. NESSE CONTEXTO, ENCAMINHA UM DISCURSO SOBRE A REALIDADE OBSERVADA NO ACOMPANHAMENTO DE UMA ESTUDANTE NAS AULAS DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA), NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS – MT, ACRESCENTA-SE NESTE DISCURSO A ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA SOBRE OS ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E PERSPECTIVAS DE ESTUDOS DOS ESTUDANTES DESSA UNIDADE DE ENSINO. CONSIDERANDO TODA A DIVERSIDADE DO PÚBLICO DA EJA, REVELA-SE NESTA PESQUISA QUE O PRINCIPAL MOTIVO DA NÃO CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS NÃO-EJA, É FALTA DE INTERESSE PELOS ESTUDOS APONTADAS POR ESSES ESTUDANTES. COMO REFLEXÃO PARA ESSE CONTEXTO OBSERVADO, SUGERE-SE QUE O EDUCADOR NA EJA DEVE REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO UM TODO, NA BUSCA POR PROPOSTA DE ENSINO COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE CONTRIBUEM PARA A SUPERAÇÃO DE AULAS TRADICIONAIS. E AINDA TER UM OLHAR PARA O PÚBLICO, QUE ENTRE OUTROS ASPECTOS, NÃO SENTIU INTERESSE NOS ESTUDOS, PROPONDO AULAS MAIS DINÂMICAS, MENOS IMPOSITIVAS E MAIS ATRATIVAS.