Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, BARALHO ORGÂNICO, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61734
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1715
    "inscrito_id" => 79
    "titulo" => """
      O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DA\r\n
      QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O USO DO JOGO DIDÁTICO BARALHO ORGÂNICO COM SUA\r\n
      APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. AS AULAS DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO SÃO REALIZADAS ATRAVÉS DA\r\n
      TRANSMISSÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CAMINHANDO ASSIM NUMA VIA DE UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM\r\n
      TRADICIONAL. ISTO NÃO OCORRE DE FORMA DIFERENTE COM AS AULAS DE QUÍMICA DO NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR,\r\n
      COMO EXEMPLO TEM A DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. UMA DAS\r\n
      MANEIRAS DE FACILITAR E AUXILIAR O ENSINO DE QUÍMICA É A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS, NESSE\r\n
      CONTEXTO O JOGO DIDÁTICO DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE POR CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO\r\n
      COGNITIVO DO DISCENTE. OS RESULTADOS DA ANÁLISE E APLICAÇÃO DO JOGO COM BASE METODOLÓGICA NO CICLO\r\n
      DA EXPERIÊNCIA KELLYANA FORAM ACEITÁVEIS, VISTO QUE ELE AGIU COMO FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA,\r\n
      DEIXANDO A AULA MAIS INTERATIVA E PRAZEROSA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, BARALHO ORGÂNICO, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID79_14082019220733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEITH ALVES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KEITH RIBEIRO"
    "autor_email" => "keitha.ribeiro@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPE-CAMPUS BARREIROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61734
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1715
    "inscrito_id" => 79
    "titulo" => """
      O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DA\r\n
      QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O USO DO JOGO DIDÁTICO BARALHO ORGÂNICO COM SUA\r\n
      APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. AS AULAS DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO SÃO REALIZADAS ATRAVÉS DA\r\n
      TRANSMISSÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CAMINHANDO ASSIM NUMA VIA DE UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM\r\n
      TRADICIONAL. ISTO NÃO OCORRE DE FORMA DIFERENTE COM AS AULAS DE QUÍMICA DO NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR,\r\n
      COMO EXEMPLO TEM A DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. UMA DAS\r\n
      MANEIRAS DE FACILITAR E AUXILIAR O ENSINO DE QUÍMICA É A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS, NESSE\r\n
      CONTEXTO O JOGO DIDÁTICO DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE POR CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO\r\n
      COGNITIVO DO DISCENTE. OS RESULTADOS DA ANÁLISE E APLICAÇÃO DO JOGO COM BASE METODOLÓGICA NO CICLO\r\n
      DA EXPERIÊNCIA KELLYANA FORAM ACEITÁVEIS, VISTO QUE ELE AGIU COMO FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA,\r\n
      DEIXANDO A AULA MAIS INTERATIVA E PRAZEROSA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, BARALHO ORGÂNICO, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID79_14082019220733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEITH ALVES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KEITH RIBEIRO"
    "autor_email" => "keitha.ribeiro@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFPE-CAMPUS BARREIROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O USO DO JOGO DIDÁTICO BARALHO ORGÂNICO COM SUA APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. AS AULAS DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO SÃO REALIZADAS ATRAVÉS DA TRANSMISSÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CAMINHANDO ASSIM NUMA VIA DE UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM TRADICIONAL. ISTO NÃO OCORRE DE FORMA DIFERENTE COM AS AULAS DE QUÍMICA DO NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR, COMO EXEMPLO TEM A DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. UMA DAS MANEIRAS DE FACILITAR E AUXILIAR O ENSINO DE QUÍMICA É A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS, NESSE CONTEXTO O JOGO DIDÁTICO DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE POR CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO DISCENTE. OS RESULTADOS DA ANÁLISE E APLICAÇÃO DO JOGO COM BASE METODOLÓGICA NO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA FORAM ACEITÁVEIS, VISTO QUE ELE AGIU COMO FERRAMENTA DIDÁTICA FACILITADORA, DEIXANDO A AULA MAIS INTERATIVA E PRAZEROSA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.