FATORES QUE INFLUENCIAM NA ROTATIVIDADE DE
DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE
FORTALEZA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60503 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 7816 "titulo" => """ FATORES QUE INFLUENCIAM NA ROTATIVIDADE DE \r\n DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE \r\n FORTALEZA """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO PROCUROU IDENTIFICAR OS FATORES QUE INFLUENCIARAM NA ROTATIVIDADE DE DIRETORES DAS \r\n ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA NO PERÍODO DE 2013-2018, SOB OS OLHARES, MESMO QUE \r\n DIVERGENTES, DOS DIRETORES DAS UNIDADES ESCOLARES E GESTORES DE OUTROS NÍVEIS HIERÁRQUICOS, COMO O \r\n DISTRITO DE EDUCAÇÃO DA REGIONAL III- DE3 E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME. A METODOLOGIA \r\n UTILIZADA SE CARACTERIZOU POR SER: QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E POR ÚLTIMO UM ESTUDO DE CASO. FORAM \r\n REALIZADAS 16 (DEZESSEIS) ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ASSIM DISTRIBUÍDAS: 09 (NOVE) COM OS EX-DIRETORES, \r\n 03 (TRÊS) COM OS DIRETORES ATUAIS DAS UNIDADES ESCOLARES PESQUISADAS E 03 (TRÊS) COM OS CHEFES DE GESTÃO \r\n DO DISTRITO DE EDUCAÇÃO III (COORDENADOR, CHEFE DE ENSINO E CHEFE DE GESTÃO) E 01 (UMA) COM A SECRETÁRIA \r\n DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E 12 (DOZE) QUESTIONÁRIOS SENDO: 09 (NOVE) COM OS EX-DIRETORES \r\n E 03 (TRÊS) COM OS DIRETORES ATUAIS DAS ESCOLAS PESQUISADAS. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS SE BASEARAM EM \r\n BRASIL (2016); FORTALEZA (2014), TROJAN E SIPRAKI (2016); PARO (2007); MAGALHÃES JUNIOR E FARIAS \r\n (2016); VIEIRA E VIDAL (2015) E CHRISTOPHE ET AT. (2015). LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS RESULTADOS DAS \r\n PROFICIÊNCIAS DO SPAECE-ALFA NO MESMO PERÍODO DA PESQUISA E A QUANTIDADE DE DIRETORES QUE SOFRERAM \r\n ROTATIVIDADE EM SEUS CARGOS FOI CONSTATADO QUE EM 1º LUGAR ESTÁ A COMPOSIÇÃO DA EQUIPE GESTORA; EM 2º \r\n LUGAR O PERFIL DO DIRETOR NOS ASPECTOS DA FORMAÇÃO, LIDERANÇA E EXPERIÊNCIA E EM 3º LUGAR O DESEMPENHO \r\n DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS COMO PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA ROTATIVIDADE DO \r\n PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO QUE OCUPA CARGO DE DIREÇÃO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ROTATIVIDADE, DIRETOR ESCOLAR, AVALIAÇÕES EXTERNAS, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID7816_06072019155547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO FILHO NUNES LOPES" "autor_nome_curto" => "AFONSO LOPES" "autor_email" => "afnlopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60503 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 7816 "titulo" => """ FATORES QUE INFLUENCIAM NA ROTATIVIDADE DE \r\n DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE \r\n FORTALEZA """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO PROCUROU IDENTIFICAR OS FATORES QUE INFLUENCIARAM NA ROTATIVIDADE DE DIRETORES DAS \r\n ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA NO PERÍODO DE 2013-2018, SOB OS OLHARES, MESMO QUE \r\n DIVERGENTES, DOS DIRETORES DAS UNIDADES ESCOLARES E GESTORES DE OUTROS NÍVEIS HIERÁRQUICOS, COMO O \r\n DISTRITO DE EDUCAÇÃO DA REGIONAL III- DE3 E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME. A METODOLOGIA \r\n UTILIZADA SE CARACTERIZOU POR SER: QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E POR ÚLTIMO UM ESTUDO DE CASO. FORAM \r\n REALIZADAS 16 (DEZESSEIS) ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ASSIM DISTRIBUÍDAS: 09 (NOVE) COM OS EX-DIRETORES, \r\n 03 (TRÊS) COM OS DIRETORES ATUAIS DAS UNIDADES ESCOLARES PESQUISADAS E 03 (TRÊS) COM OS CHEFES DE GESTÃO \r\n DO DISTRITO DE EDUCAÇÃO III (COORDENADOR, CHEFE DE ENSINO E CHEFE DE GESTÃO) E 01 (UMA) COM A SECRETÁRIA \r\n DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E 12 (DOZE) QUESTIONÁRIOS SENDO: 09 (NOVE) COM OS EX-DIRETORES \r\n E 03 (TRÊS) COM OS DIRETORES ATUAIS DAS ESCOLAS PESQUISADAS. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS SE BASEARAM EM \r\n BRASIL (2016); FORTALEZA (2014), TROJAN E SIPRAKI (2016); PARO (2007); MAGALHÃES JUNIOR E FARIAS \r\n (2016); VIEIRA E VIDAL (2015) E CHRISTOPHE ET AT. (2015). LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS RESULTADOS DAS \r\n PROFICIÊNCIAS DO SPAECE-ALFA NO MESMO PERÍODO DA PESQUISA E A QUANTIDADE DE DIRETORES QUE SOFRERAM \r\n ROTATIVIDADE EM SEUS CARGOS FOI CONSTATADO QUE EM 1º LUGAR ESTÁ A COMPOSIÇÃO DA EQUIPE GESTORA; EM 2º \r\n LUGAR O PERFIL DO DIRETOR NOS ASPECTOS DA FORMAÇÃO, LIDERANÇA E EXPERIÊNCIA E EM 3º LUGAR O DESEMPENHO \r\n DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS COMO PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA ROTATIVIDADE DO \r\n PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO QUE OCUPA CARGO DE DIREÇÃO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ROTATIVIDADE, DIRETOR ESCOLAR, AVALIAÇÕES EXTERNAS, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID7816_06072019155547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO FILHO NUNES LOPES" "autor_nome_curto" => "AFONSO LOPES" "autor_email" => "afnlopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }