ESTE ESTUDO REFERE-SE A UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COM FINS DIDÁTICOS. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ESTÁ PREVISTA NOS CURRÍCULOS DAS DISCIPLINAS DO CAMPO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E VISA, ENTRE OUTRAS FINALIDADES, HARMONIZAR ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS REFERENTES AOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS, POIS APRESENTA POTENCIAL PARA PRODUZIR APRENDIZAGENS DE CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES, QUANDO UTILIZADAS DE FORMA ADEQUADA. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA CUJO DESENVOLVIMENTO SE DEU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO, 24 ESTUDANTES DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO - PI. ESSES SUJEITOS DE PESQUISA REALIZARAM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO REFERENTE AO CONCEITO DE SOLUÇÕES E DEMAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS, QUE JÁ HAVIAM SIDO ABORDADOS DURANTE O ENSINO REGULAR NA ESCOLA. DURANTE A ATIVIDADE EXPERIMENTAL FORAM REALIZADOS PROCEDIMENTOS RELATIVOS À PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES, DILUIÇÃO E TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE. APÓS A REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, OS ALUNOS SE REUNIRAM EM QUATRO GRUPOS PARA RESPONDER A TRÊS QUESTÕES. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS ESTUDANTES REALIZARAM DE FORMA CORRETA TODOS OS PROCEDIMENTOS PROPOSTOS, COMETENDO POUCOS ERROS. ALÉM DISSO, TODOS SE MOSTRARAM SATISFEITOS E MENCIONARAM QUE ESSE TIPO DE ATIVIDADE FAVORECE A APRENDIZAGEM. DIANTE DO EXPOSTO, TORNA-SE EVIDENTE QUE AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEVEM SER INSERIDAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS COM MAIOR FREQUÊNCIA E QUE OS EXPERIMENTOS REALIZADOS MOSTRARAM SUA POTENCIALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS.