Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ÉTICA E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS

Palavra-chaves: ÉTICA, EDUCAÇÃO, INTÉRPRETE, LIBRAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO É FRUTO DE OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS DOCENTES QUE AJUDARAM A PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS, POIS ESTE É A VOZ DO SURDO PARA OS OUVINTES E ENTENDIMENTO POR MEIO DA LIBRAS PARA O SURDO. APESAR DE JÁ TERMOS CONHECIMENTOS DE QUE ESTÁ PROFISSÃO REGULAMENTADA POR LEI, TEM UM CÓDIGO DE ÉTICA PRÓPRIO, MESMO ASSIM, TEMOS NECESSIDADE DE FAZER UMA DISCUSSÃO COM O OBJETIVO DE REFLETIR E APRESENTAR APORTES TEÓRICOS QUE JUSTIFICAM A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA ENQUANTO “CIÊNCIA” PARA FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE. ASSIM, NESTA PERSPECTIVA OPTAMOS POR FAZER UMA DISCUSSÃO UTILIZANDO, APENAS, O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO PARA PODERMOS DEMOSTRAR COMO É IMPORTANTE À TRÍADE: ÉTICA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE NA QUALIDADE NO ENSINO DE LIBRAS, COM A FINALIDADE DE FORMAR INTÉRPRETES COM COMPROMISSO, DEDICAÇÃO E SENSIBILIDADE NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E NOS DEMAIS MOMENTOS DE VIVÊNCIAS E CONVIVÊNCIAS COM O SURDO. CONSIDERAMOS QUE TODO ESTE TRABALHO BUSCA TRAZER À TONA A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO COM QUALIDADE, MAS TAMBÉM O QUANTO A ÉTICA É IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA DO SUJEITO, JÁ QUE ESTE NÃO ATUA SOMENTE NA SALA DE AULA, MAS TEM TODA UMA RELAÇÃO CONSTRUÍDA DENTRO E FORA DA ESCOLA.

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