SUPERVISÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62657 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1203 "inscrito_id" => 896 "titulo" => "SUPERVISÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA EMPÍRICA QUE BUSCOU RESPOSTAS PARA OS SEGUINTES QUESTIONAMENTO: COMO SE DÁ O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES POR PARTE DO SUPERVISOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB) E O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR ESCOLAR? PARA RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS ELENCAMOS COMO OBJETIVO GERAL: DISCUTIR O PAPEL DA SUPERVISÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB) E COMO ESTA CONTRIBUI PARA O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ELENCAMOS OS SEGUINTES: IDENTIFICAR COMO SE DÁ O ACOMPANHAMENTO DO SUPERVISOR AOS PROFESSORES E COMO ESTE CONTRIBUI PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA; ANALISAR A ATUAÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO DESTA COM OS RESULTADOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; VERIFICAR COMO SE DÁ A RELAÇÃO PROFESSOR/SUPERVISOR E COMO ESTA CONTRIBUI PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES BIBLIOGRÁFICAS E À PESQUISA EMPÍRICA QUE APONTOU PARA UMA PRÁTICA DE SUPERVISÃO COMPROMETIDA COM O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR E COM O TRABALHO COLETIVO, QUE EM CONJUNTO COM A GESTÃO, BUSCA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, COM UM OLHAR DIFERENCIADO E REFLEXIVO SOBRE SEUS AFAZERES, COLABORANDO, PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS, BUSCAR PROBLEMATIZAR QUESTÕES E MINIMIZAR POSSÍVEIS INTEMPÉRIES QUE POSSAM VIR A OCORRER NAS RELAÇÕES DOCENTE-DISCENTE, PROFESSOR-SUPERVISOR, GESTÃO-PROFESSOR, ENSINO-APRENDIZAGEM.\r\n PALAVRAS CHAVE: SUPERVISOR, PROFESSOR, ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SUPERVISOR, PROFESSOR, ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID896_12082019084311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "EDNA CÂMARA" "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com" "autor_ies" => "UVA/UNAVIDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62657 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1203 "inscrito_id" => 896 "titulo" => "SUPERVISÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA EMPÍRICA QUE BUSCOU RESPOSTAS PARA OS SEGUINTES QUESTIONAMENTO: COMO SE DÁ O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES POR PARTE DO SUPERVISOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB) E O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR ESCOLAR? PARA RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS ELENCAMOS COMO OBJETIVO GERAL: DISCUTIR O PAPEL DA SUPERVISÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB) E COMO ESTA CONTRIBUI PARA O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ELENCAMOS OS SEGUINTES: IDENTIFICAR COMO SE DÁ O ACOMPANHAMENTO DO SUPERVISOR AOS PROFESSORES E COMO ESTE CONTRIBUI PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA; ANALISAR A ATUAÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO DESTA COM OS RESULTADOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; VERIFICAR COMO SE DÁ A RELAÇÃO PROFESSOR/SUPERVISOR E COMO ESTA CONTRIBUI PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES BIBLIOGRÁFICAS E À PESQUISA EMPÍRICA QUE APONTOU PARA UMA PRÁTICA DE SUPERVISÃO COMPROMETIDA COM O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR E COM O TRABALHO COLETIVO, QUE EM CONJUNTO COM A GESTÃO, BUSCA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, COM UM OLHAR DIFERENCIADO E REFLEXIVO SOBRE SEUS AFAZERES, COLABORANDO, PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS, BUSCAR PROBLEMATIZAR QUESTÕES E MINIMIZAR POSSÍVEIS INTEMPÉRIES QUE POSSAM VIR A OCORRER NAS RELAÇÕES DOCENTE-DISCENTE, PROFESSOR-SUPERVISOR, GESTÃO-PROFESSOR, ENSINO-APRENDIZAGEM.\r\n PALAVRAS CHAVE: SUPERVISOR, PROFESSOR, ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SUPERVISOR, PROFESSOR, ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID896_12082019084311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "EDNA CÂMARA" "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com" "autor_ies" => "UVA/UNAVIDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }