VÁRIOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS AINDA VIVEM EM ÁREAS ESTIGMATIZADAS POR ATORES SOCIAIS COMO A MÍDIA HEGEMÔNICA, A QUAL COSTUMA IR ATÉ ESSAS REGIÕES APENAS PARA NOTICIAR, POR EXEMPLO, CATÁSTROFES OU A VIOLÊNCIA MATERIALIZADA EM SUAS MAIS DIVERSAS FORMAS. O PROJETO DE EXTENSÃO “MARATONA ANTI-HORÁRIO: NARRATIVAS MOTIVADORAS EM ESCOLAS PÚBLICAS” BUSCA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, EXIBIR NARRATIVAS JORNALÍSTICAS, QUE ENFOCAM A ARTE COMO UM MECANISMO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E COMO A GENTILEZA TEM O POTENCIAL DE TORNAR ESTE MUNDO MELHOR, PARA FOMENTAR O DEBATE SOBRE COMO CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS PODEM SER UTILIZADOS PARA DAR VISIBILIDADE AOS TEMAS QUASE COMPLETAMENTE IGNORADOS PELAS GRANDES EMPRESAS JORNALÍSTICAS. EM SEGUIDA, O PROJETO PROPÕE CAPACITAR ESSES ESTUDANTES PARA PRODUZIREM VÍDEOS DE UM MINUTO DE DURAÇÃO A SEREM PUBLICADOS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM. COM O USO DE TÉCNICAS BÁSICAS DE JORNALISMO, A PROPOSTA É QUE O CONTEÚDO AUDIOVISUAL APRESENTE AS HISTÓRIAS INSPIRADORAS QUE OCORREM DIARIAMENTE NAS COMUNIDADES, AJUDANDO A ELEVAR A AUTOESTIMA DE SEUS MORADORES E EMPODERANDO OS AUTORES DESSES VÍDEOS. A PESQUISA, QUE COMEÇA A SER REALIZADA NESTE SEMESTRE, BUSCA COMPREENDER SE OS ESTUDANTES SE SENTEM REALMENTE EMPODERADOS COM A CAPACITAÇÃO RECEBIDA. A METODOLOGIA DA PESQUISA CONSISTIRÁ EM UM QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO E EM ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM O PÚBLICO-ALVO DO PROJETO. O REFERENCIAL TEÓRICO É BASEADO EM AUTORES COMO FREIRE (1996) E DEMO (1990), OS QUAIS DEFENDEM UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA BASEADA NO PROTAGONISMO ESTUDANTIL DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.