Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM., DESENVOLVIMENTO, ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62717
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3592
    "inscrito_id" => 2120
    "titulo" => """
      TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO E\r\n
      APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => """
      A APRENDIZAGEM ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E\r\n
      TEM SIDO TEMA DE DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDOS E PESQUISAS, BEM COMO OBJETO\r\n
      DE ANÁLISE DE VARIADAS TEORIAS. RELACIONADO A ISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO\r\n
      OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DE\r\n
      TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM. EM TERMOS METODOLÓGICOS, FORAM\r\n
      REALIZADAS DUAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E UMA ENTREVISTA COM A\r\n
      PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. A TURMA OBSERVADA FOI O NONO ANO DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA PARAÍBA, DURANTE AS\r\n
      AULAS DE MATEMÁTICA, E A PROFESSORA RESPONSÁVEL POR ESSA DISCIPLINA FOI\r\n
      ENTREVISTADA. OS RESULTADOS FORAM DISCUTIDOS A PARTIR DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS\r\n
      DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SOBRE AS FASES E ASPECTOS DO\r\n
      DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. VERIFICOU-SE QUE A\r\n
      MAIORIA DOS ALUNOS APRESENTAM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL\r\n
      TÍPICOS, EXCETO DOIS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS COGNITIVAS, DE\r\n
      LINGUAGEM OU SENSORIAIS. TANTO NAS OBSERVAÇÕES QUANTO NO RELATO DA\r\n
      PROFESSORA FOI EVIDENCIADO A IMPORTÂNCIA DA DOCENTE ATUAR NA ZONA DE\r\n
      DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DOS ALUNOS, BUSCANDO MEDIAR A RELAÇÃO DELES COM O\r\n
      CONHECIMENTO E, ASSIM, PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, DESTACA-SE QUE\r\n
      AS INTERAÇÕES ENTRE PARES, ASPECTO CARACTERÍSTICO DA ADOLESCÊNCIA, PODE SER\r\n
      UTILIZADA COMO ELEMENTO MEDIADOR. DE MODO GERAL, O PRESENTE TRABALHO FOI\r\n
      IMPORTANTE POR POSSIBILITAR CONHECER A REALIDADE DE SALA DE AULA E RELACIONAR\r\n
      TEORIA E PRÁTICA, AUXILIANDO A FORMAÇÃO DOS AUTORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n
      MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM., DESENVOLVIMENTO, ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID2120_23092019160801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS DE ARAÚJO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ARAÚJO"
    "autor_email" => "marcosdearaujomarques@gma"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62717
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3592
    "inscrito_id" => 2120
    "titulo" => """
      TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO E\r\n
      APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => """
      A APRENDIZAGEM ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E\r\n
      TEM SIDO TEMA DE DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDOS E PESQUISAS, BEM COMO OBJETO\r\n
      DE ANÁLISE DE VARIADAS TEORIAS. RELACIONADO A ISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO\r\n
      OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DE\r\n
      TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM. EM TERMOS METODOLÓGICOS, FORAM\r\n
      REALIZADAS DUAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E UMA ENTREVISTA COM A\r\n
      PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. A TURMA OBSERVADA FOI O NONO ANO DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA PARAÍBA, DURANTE AS\r\n
      AULAS DE MATEMÁTICA, E A PROFESSORA RESPONSÁVEL POR ESSA DISCIPLINA FOI\r\n
      ENTREVISTADA. OS RESULTADOS FORAM DISCUTIDOS A PARTIR DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS\r\n
      DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SOBRE AS FASES E ASPECTOS DO\r\n
      DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. VERIFICOU-SE QUE A\r\n
      MAIORIA DOS ALUNOS APRESENTAM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL\r\n
      TÍPICOS, EXCETO DOIS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS COGNITIVAS, DE\r\n
      LINGUAGEM OU SENSORIAIS. TANTO NAS OBSERVAÇÕES QUANTO NO RELATO DA\r\n
      PROFESSORA FOI EVIDENCIADO A IMPORTÂNCIA DA DOCENTE ATUAR NA ZONA DE\r\n
      DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DOS ALUNOS, BUSCANDO MEDIAR A RELAÇÃO DELES COM O\r\n
      CONHECIMENTO E, ASSIM, PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, DESTACA-SE QUE\r\n
      AS INTERAÇÕES ENTRE PARES, ASPECTO CARACTERÍSTICO DA ADOLESCÊNCIA, PODE SER\r\n
      UTILIZADA COMO ELEMENTO MEDIADOR. DE MODO GERAL, O PRESENTE TRABALHO FOI\r\n
      IMPORTANTE POR POSSIBILITAR CONHECER A REALIDADE DE SALA DE AULA E RELACIONAR\r\n
      TEORIA E PRÁTICA, AUXILIANDO A FORMAÇÃO DOS AUTORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n
      MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM., DESENVOLVIMENTO, ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID2120_23092019160801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS DE ARAÚJO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ARAÚJO"
    "autor_email" => "marcosdearaujomarques@gma"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A APRENDIZAGEM ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E TEM SIDO TEMA DE DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDOS E PESQUISAS, BEM COMO OBJETO DE ANÁLISE DE VARIADAS TEORIAS. RELACIONADO A ISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DE TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM. EM TERMOS METODOLÓGICOS, FORAM REALIZADAS DUAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. A TURMA OBSERVADA FOI O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA PARAÍBA, DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA, E A PROFESSORA RESPONSÁVEL POR ESSA DISCIPLINA FOI ENTREVISTADA. OS RESULTADOS FORAM DISCUTIDOS A PARTIR DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SOBRE AS FASES E ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. VERIFICOU-SE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS APRESENTAM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL TÍPICOS, EXCETO DOIS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS COGNITIVAS, DE LINGUAGEM OU SENSORIAIS. TANTO NAS OBSERVAÇÕES QUANTO NO RELATO DA PROFESSORA FOI EVIDENCIADO A IMPORTÂNCIA DA DOCENTE ATUAR NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DOS ALUNOS, BUSCANDO MEDIAR A RELAÇÃO DELES COM O CONHECIMENTO E, ASSIM, PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, DESTACA-SE QUE AS INTERAÇÕES ENTRE PARES, ASPECTO CARACTERÍSTICO DA ADOLESCÊNCIA, PODE SER UTILIZADA COMO ELEMENTO MEDIADOR. DE MODO GERAL, O PRESENTE TRABALHO FOI IMPORTANTE POR POSSIBILITAR CONHECER A REALIDADE DE SALA DE AULA E RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA, AUXILIANDO A FORMAÇÃO DOS AUTORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.