TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO E
APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62717 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3592 "inscrito_id" => 2120 "titulo" => """ TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO E\r\n APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA """ "resumo" => """ A APRENDIZAGEM ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E\r\n TEM SIDO TEMA DE DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDOS E PESQUISAS, BEM COMO OBJETO\r\n DE ANÁLISE DE VARIADAS TEORIAS. RELACIONADO A ISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO\r\n OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DE\r\n TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM. EM TERMOS METODOLÓGICOS, FORAM\r\n REALIZADAS DUAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E UMA ENTREVISTA COM A\r\n PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. A TURMA OBSERVADA FOI O NONO ANO DO\r\n ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA PARAÍBA, DURANTE AS\r\n AULAS DE MATEMÁTICA, E A PROFESSORA RESPONSÁVEL POR ESSA DISCIPLINA FOI\r\n ENTREVISTADA. OS RESULTADOS FORAM DISCUTIDOS A PARTIR DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS\r\n DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SOBRE AS FASES E ASPECTOS DO\r\n DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. VERIFICOU-SE QUE A\r\n MAIORIA DOS ALUNOS APRESENTAM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL\r\n TÍPICOS, EXCETO DOIS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS COGNITIVAS, DE\r\n LINGUAGEM OU SENSORIAIS. TANTO NAS OBSERVAÇÕES QUANTO NO RELATO DA\r\n PROFESSORA FOI EVIDENCIADO A IMPORTÂNCIA DA DOCENTE ATUAR NA ZONA DE\r\n DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DOS ALUNOS, BUSCANDO MEDIAR A RELAÇÃO DELES COM O\r\n CONHECIMENTO E, ASSIM, PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, DESTACA-SE QUE\r\n AS INTERAÇÕES ENTRE PARES, ASPECTO CARACTERÍSTICO DA ADOLESCÊNCIA, PODE SER\r\n UTILIZADA COMO ELEMENTO MEDIADOR. DE MODO GERAL, O PRESENTE TRABALHO FOI\r\n IMPORTANTE POR POSSIBILITAR CONHECER A REALIDADE DE SALA DE AULA E RELACIONAR\r\n TEORIA E PRÁTICA, AUXILIANDO A FORMAÇÃO DOS AUTORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n MATEMÁTICA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM., DESENVOLVIMENTO, ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID2120_23092019160801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DE ARAÚJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS ARAÚJO" "autor_email" => "marcosdearaujomarques@gma" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62717 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3592 "inscrito_id" => 2120 "titulo" => """ TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO E\r\n APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE AULAS DE MATEMÁTICA """ "resumo" => """ A APRENDIZAGEM ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E\r\n TEM SIDO TEMA DE DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDOS E PESQUISAS, BEM COMO OBJETO\r\n DE ANÁLISE DE VARIADAS TEORIAS. RELACIONADO A ISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO\r\n OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DE\r\n TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM. EM TERMOS METODOLÓGICOS, FORAM\r\n REALIZADAS DUAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E UMA ENTREVISTA COM A\r\n PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. A TURMA OBSERVADA FOI O NONO ANO DO\r\n ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA PARAÍBA, DURANTE AS\r\n AULAS DE MATEMÁTICA, E A PROFESSORA RESPONSÁVEL POR ESSA DISCIPLINA FOI\r\n ENTREVISTADA. OS RESULTADOS FORAM DISCUTIDOS A PARTIR DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS\r\n DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SOBRE AS FASES E ASPECTOS DO\r\n DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. VERIFICOU-SE QUE A\r\n MAIORIA DOS ALUNOS APRESENTAM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL\r\n TÍPICOS, EXCETO DOIS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS COGNITIVAS, DE\r\n LINGUAGEM OU SENSORIAIS. TANTO NAS OBSERVAÇÕES QUANTO NO RELATO DA\r\n PROFESSORA FOI EVIDENCIADO A IMPORTÂNCIA DA DOCENTE ATUAR NA ZONA DE\r\n DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DOS ALUNOS, BUSCANDO MEDIAR A RELAÇÃO DELES COM O\r\n CONHECIMENTO E, ASSIM, PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, DESTACA-SE QUE\r\n AS INTERAÇÕES ENTRE PARES, ASPECTO CARACTERÍSTICO DA ADOLESCÊNCIA, PODE SER\r\n UTILIZADA COMO ELEMENTO MEDIADOR. DE MODO GERAL, O PRESENTE TRABALHO FOI\r\n IMPORTANTE POR POSSIBILITAR CONHECER A REALIDADE DE SALA DE AULA E RELACIONAR\r\n TEORIA E PRÁTICA, AUXILIANDO A FORMAÇÃO DOS AUTORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM\r\n MATEMÁTICA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM., DESENVOLVIMENTO, ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID2120_23092019160801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DE ARAÚJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS ARAÚJO" "autor_email" => "marcosdearaujomarques@gma" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }