A APRENDIZAGEM ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E
TEM SIDO TEMA DE DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDOS E PESQUISAS, BEM COMO OBJETO
DE ANÁLISE DE VARIADAS TEORIAS. RELACIONADO A ISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO
OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS EDUCATIVAS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DE
TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM. EM TERMOS METODOLÓGICOS, FORAM
REALIZADAS DUAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E UMA ENTREVISTA COM A
PROFESSORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. A TURMA OBSERVADA FOI O NONO ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DA PARAÍBA, DURANTE AS
AULAS DE MATEMÁTICA, E A PROFESSORA RESPONSÁVEL POR ESSA DISCIPLINA FOI
ENTREVISTADA. OS RESULTADOS FORAM DISCUTIDOS A PARTIR DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SOBRE AS FASES E ASPECTOS DO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. VERIFICOU-SE QUE A
MAIORIA DOS ALUNOS APRESENTAM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL
TÍPICOS, EXCETO DOIS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS COGNITIVAS, DE
LINGUAGEM OU SENSORIAIS. TANTO NAS OBSERVAÇÕES QUANTO NO RELATO DA
PROFESSORA FOI EVIDENCIADO A IMPORTÂNCIA DA DOCENTE ATUAR NA ZONA DE
DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DOS ALUNOS, BUSCANDO MEDIAR A RELAÇÃO DELES COM O
CONHECIMENTO E, ASSIM, PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, DESTACA-SE QUE
AS INTERAÇÕES ENTRE PARES, ASPECTO CARACTERÍSTICO DA ADOLESCÊNCIA, PODE SER
UTILIZADA COMO ELEMENTO MEDIADOR. DE MODO GERAL, O PRESENTE TRABALHO FOI
IMPORTANTE POR POSSIBILITAR CONHECER A REALIDADE DE SALA DE AULA E RELACIONAR
TEORIA E PRÁTICA, AUXILIANDO A FORMAÇÃO DOS AUTORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM
MATEMÁTICA.