NO PRESENTE ARTIGO DESCREVEREMOS SOBRE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, SENDO ESTE O PRIMEIRO CONTATO QUE O ACADÊMICO TERÁ COM A REALIDADE QUE PRETENDE ATUAR. E PARA O LICENCIANDO, CONSISTE NO MOMENTO DE TRANSIÇÃO DE ALUNO PARA PROFESSOR, ISTO É, SERÁ O EMBASAMENTO PARA O APERFEIÇOAMENTO DE CONHECIMENTOS TRABALHADOS AO LONGO DO CURSO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS, ASSIM CONHECENDO COM MAIS PRECISÃO A ÁREA DE ATUAÇÃO, DE MODO A TORNAR A FORMAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA, POSSIBILITANDO REFLEXÕES CRÍTICAS, E OLHARES DIVERSIFICADOS SOBRE O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO OCORREU, DURANTE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA, CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS. O ESTÁGIO FOI REALIZADO NA ESCOLA X, NA CIDADE DE SUCUPIRA DO RIACHÃO – MA, ENTRE OS DIAS 03 DE OUTUBRO DE 2018 E 01 DE NOVEMBRO DO MESMO ANO, NO ENSINO FUNDAMENTAL II, ESPECIFICAMENTE NO 7° ANO. DURANTE A OBSERVAÇÃO PRESENCIAMOS O FAZER PEDAGÓGICO, TENDO A OPORTUNIDADE DE REALIZAR A DIAGNOSE/CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E O SEU CONTEXTO EDUCATIVO. PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, UTILIZAMOS AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA APRESENTADA, DENTRE ELES TEMOS: CELANI (2001), FREIRE (1991) E PIMENTA (2004). RESSALTAMOS QUE FOI REALIZADO APENAS UM RECORTE, MAS QUE OS DADOS COLETADOS FORAM TRATADOS COM RIGOR E REFLEXÃO.