O PRESENTE TRABALHO VISA COMPREENDER E EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL DA CRIANÇA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL. TENDO COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: MOSTRAR AOS DOCENTES E FUTUROS DOCENTES COMO OS JOGOS E BRINCADEIRAS PODERÃO INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NO PROCESSO EDUCATIVO E TORNAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSO E DINÂMICO. COM BASE NO PENSAMENTO DE FRIEDERICH FRÖBEL E GILLES BROUGÉRE, PUDEMOS ANALISAR AS FORMAS DE MEDIAÇÃO DO ADULTO, NA PERSPECTIVA LÚDICA EM CLASSE E ATÉ QUE PONTO AS INTERFERÊNCIAS CONTRIBUEM OU ATRAPALHAM. O TRABALHO BUSCARÁ REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM SALA DE AULA A PARTIR DO DIALOGO COM AUTORES COMO: CARVALHO E SERIGHELLI (2019); CAROLINE (2019); KISHIMOTO (2002); E HADDAD (2013), BEM COMO A FUNDAMENTAÇÃO LEGISLATIVA PREVISTA NO RCNEI (1998) E BNCC (2017) QUE SERVIRAM DE APORTE TEÓRICO PARA A CONSTRUÇÃO DO REFERIDO TRABALHO, CONSTRUÍDO À LUZ DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO.