Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVROS-JOGOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UMA REVISÃO DA LITERATURA.

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, RPG, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

Atividades lÚdicas apresentam o potencial de incentivar processos de aprendizagens de forma prazerosa. Livros-jogos, da modalidade RPG aventura solo, representam uma alternativa interessante de leitura e, se projetados para fins educacionais, podem motivar a construÇÃo de novos conhecimentos. Um levantamento bibliogrÁfico relativo a livros-jogos para o Ensino de CiÊncias e Biologia, nos nÍveis Fundamental, MÉdio e Superior, foi realizado, no perÍodo de 2012 À 2018, visando analisar materiais desenvolvidos para diferentes nÍveis de ensino, quais os conteÚdos abordados, que estratÉgias foram utilizadas na avaliaÇÃo dos referidos materiais didÁticos, bem como se a utilizaÇÃo das referidas ferramentas pode estimular interaÇÕes entre os alunos, e se despertam motivaÇÃo durante as leituras. Nos resultados foram encontrados dez trabalhos relacionados ao uso de RPG Aventura solo para o ensino de Biologia e CiÊncias e se verificou que para os livros-jogos que foram avaliados, o enfoque foi qualitativo, atravÉs de instrumentos como questionÁrios, entrevistas e observaÇÕes, para investigar se as leituras apresentavam o potencial de desencadear aprendizagens. Quando realizadas em equipes, as leituras estimularam interaÇÕes entre os alunos e, de um modo geral, os materiais motivaram os estudantes a participar das atividades.

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