ENTRE O OLHAR E A REALIDADE: A VISÃO DO SURDO ACERCA DA SUA INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60313 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3185 "inscrito_id" => 11470 "titulo" => "ENTRE O OLHAR E A REALIDADE: A VISÃO DO SURDO ACERCA DA SUA INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO" "resumo" => "ESTE ESTUDO ABORDA ASPECTOS RELACIONADOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EM QUE SE PRETENDE COMPREENDER A PROPOSTA CURRICULAR OFERTADA AOS ALUNOS SURDOS DE TERESINA-PIAUÍ. ESTA PESQUISA SE CONSTITUI EM UMA INVESTIGAÇÃO DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA, REFERENCIADA NOS SEGUINTES AUTORES: GESSER (2009), LODI & LACERDA (2009), DORZIAT (2009), SOARES (2005), FÁVERO (2007), DENTRE OUTROS. PARA TANTO, PARTIMOS DO CONTEXTO HISTÓRICO, APONTANDO OS REGISTROS QUE NOS MOSTRAM COMO ESSE MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEVE INÍCIO E COMO SE DESENVOLVEU. EM SEGUIDA, APRESENTAMOS OS RELATOS DOS ALUNOS ENTREVISTADOS SOBRE COMO PERCEBEM O DESENVOLVIMENTO DESSA PROPOSTA EM ESCOLAS DA CAPITAL PIAUIENSE. DESSA FORMA, A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE ESSE CURRÍCULO NÃO SUPRE AS NECESSIDADES EDUCATIVAS DESSES ALUNOS, DEVIDO A CARÊNCIA DE APOIO ESPECIALIZADO DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, COMO TAMBÉM A DEFICIÊNCIA NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES QUE AINDA NÃO TÊM OS SUBSÍDIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA LIDAR COM ESSE PÚBLICO ESPECÍFICO, O QUE RESULTA NA DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA LÍNGUA DE SINAIS, UM FATO QUE PREJUDICA DIRETAMENTE O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES POR PARTE DOS ALUNOS SURDOS. OUTRO AGRAVANTE OBSERVADO, NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA, É A AUSÊNCIA DE UMA CONVERSAÇÃO CLARA ENTRE ALUNOS SURDOS E ALUNOS OUVINTES QUE POR DESCONHECEREM AS DIFICULDADES DOS COLEGAS CRIAM UM CLIMA PRECONCEITUOSO NO AMBIENTE ESCOLAR QUE DESESTIMULA OS SURDOS. FRENTE A ESSA REALIDADE, FAZ-SE NECESSÁRIO BUSCAR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA MELHORÁ-LA A FIM DE QUE OS ALUNOS COM DÉFICIT AUDITIVO E SURDEZ CONSIGAM CONVIVER EM UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LÍNGUA DE SINAIS, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID11470_14092019181811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SULLIMARY CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SULY" "autor_email" => "sullimarysilva@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60313 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3185 "inscrito_id" => 11470 "titulo" => "ENTRE O OLHAR E A REALIDADE: A VISÃO DO SURDO ACERCA DA SUA INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO" "resumo" => "ESTE ESTUDO ABORDA ASPECTOS RELACIONADOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EM QUE SE PRETENDE COMPREENDER A PROPOSTA CURRICULAR OFERTADA AOS ALUNOS SURDOS DE TERESINA-PIAUÍ. ESTA PESQUISA SE CONSTITUI EM UMA INVESTIGAÇÃO DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA, REFERENCIADA NOS SEGUINTES AUTORES: GESSER (2009), LODI & LACERDA (2009), DORZIAT (2009), SOARES (2005), FÁVERO (2007), DENTRE OUTROS. PARA TANTO, PARTIMOS DO CONTEXTO HISTÓRICO, APONTANDO OS REGISTROS QUE NOS MOSTRAM COMO ESSE MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEVE INÍCIO E COMO SE DESENVOLVEU. EM SEGUIDA, APRESENTAMOS OS RELATOS DOS ALUNOS ENTREVISTADOS SOBRE COMO PERCEBEM O DESENVOLVIMENTO DESSA PROPOSTA EM ESCOLAS DA CAPITAL PIAUIENSE. DESSA FORMA, A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE ESSE CURRÍCULO NÃO SUPRE AS NECESSIDADES EDUCATIVAS DESSES ALUNOS, DEVIDO A CARÊNCIA DE APOIO ESPECIALIZADO DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, COMO TAMBÉM A DEFICIÊNCIA NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES QUE AINDA NÃO TÊM OS SUBSÍDIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA LIDAR COM ESSE PÚBLICO ESPECÍFICO, O QUE RESULTA NA DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA LÍNGUA DE SINAIS, UM FATO QUE PREJUDICA DIRETAMENTE O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES POR PARTE DOS ALUNOS SURDOS. OUTRO AGRAVANTE OBSERVADO, NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA, É A AUSÊNCIA DE UMA CONVERSAÇÃO CLARA ENTRE ALUNOS SURDOS E ALUNOS OUVINTES QUE POR DESCONHECEREM AS DIFICULDADES DOS COLEGAS CRIAM UM CLIMA PRECONCEITUOSO NO AMBIENTE ESCOLAR QUE DESESTIMULA OS SURDOS. FRENTE A ESSA REALIDADE, FAZ-SE NECESSÁRIO BUSCAR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA MELHORÁ-LA A FIM DE QUE OS ALUNOS COM DÉFICIT AUDITIVO E SURDEZ CONSIGAM CONVIVER EM UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LÍNGUA DE SINAIS, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID11470_14092019181811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SULLIMARY CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SULY" "autor_email" => "sullimarysilva@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }