Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL DA UFRN

Palavra-chaves: PSICOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE, CONCEPÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60301
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2024
    "inscrito_id" => 6432
    "titulo" => """
      ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA: CONCEPÇÕES\r\n
      TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA\r\n
      DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL DA UFRN
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO RESULTA DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO DESDE 2016, QUE BUSCA ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA ACERCA DOS CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA BEM COMO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ASSIM, NA BUSCA DE UM APROFUNDAMENTO NA COMPREENSÃO DE COMO OS LICENCIANDOS CONSTROEM TAIS CONCEPÇÕES, FAZ-SE NECESSÁRIO TAMBÉM CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES QUE ATUAM NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA, A FIM DE ESTABELECER CONEXÕES OU CONTRAPONTOS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ADOTADAS POR DOCENTES QUE ATUAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFRN E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE AS CRENÇAS DOS LICENCIANDOS ACERCA DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA. A PESQUISA PERCORREU POR VÁRIAS ETAPAS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ABORDANDO ASPECTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS EM UM ÚNICO ESTUDO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOCUMENTAL; APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS; REALIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS; E DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS SEMIESTRUTURADAS COM OS DOCENTES. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E SUA TRAJETÓRIA DOCENTE INFLUENCIAM SOBREMANEIRA EM SUAS PRÁTICAS E METODOLOGIAS EM SALA DE AULA, CONSEQUENTEMENTE, INFLUINDO NO APRENDIZADO E CONSTRUÇÕES DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PSICOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE, CONCEPÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6432_15082019134101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADIANE MARIA DA SILVA TIBÚRCIO"
    "autor_nome_curto" => "NADIANE TIBÚRCIO"
    "autor_email" => "nadiane_nana@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60301
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2024
    "inscrito_id" => 6432
    "titulo" => """
      ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA: CONCEPÇÕES\r\n
      TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA\r\n
      DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL DA UFRN
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO RESULTA DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO DESDE 2016, QUE BUSCA ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA ACERCA DOS CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA BEM COMO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ASSIM, NA BUSCA DE UM APROFUNDAMENTO NA COMPREENSÃO DE COMO OS LICENCIANDOS CONSTROEM TAIS CONCEPÇÕES, FAZ-SE NECESSÁRIO TAMBÉM CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES QUE ATUAM NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA, A FIM DE ESTABELECER CONEXÕES OU CONTRAPONTOS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ADOTADAS POR DOCENTES QUE ATUAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFRN E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE AS CRENÇAS DOS LICENCIANDOS ACERCA DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA. A PESQUISA PERCORREU POR VÁRIAS ETAPAS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ABORDANDO ASPECTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS EM UM ÚNICO ESTUDO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOCUMENTAL; APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS; REALIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS; E DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS SEMIESTRUTURADAS COM OS DOCENTES. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E SUA TRAJETÓRIA DOCENTE INFLUENCIAM SOBREMANEIRA EM SUAS PRÁTICAS E METODOLOGIAS EM SALA DE AULA, CONSEQUENTEMENTE, INFLUINDO NO APRENDIZADO E CONSTRUÇÕES DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PSICOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE, CONCEPÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6432_15082019134101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADIANE MARIA DA SILVA TIBÚRCIO"
    "autor_nome_curto" => "NADIANE TIBÚRCIO"
    "autor_email" => "nadiane_nana@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO RESULTA DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO DESDE 2016, QUE BUSCA ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA ACERCA DOS CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA BEM COMO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ASSIM, NA BUSCA DE UM APROFUNDAMENTO NA COMPREENSÃO DE COMO OS LICENCIANDOS CONSTROEM TAIS CONCEPÇÕES, FAZ-SE NECESSÁRIO TAMBÉM CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES QUE ATUAM NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA, A FIM DE ESTABELECER CONEXÕES OU CONTRAPONTOS. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ADOTADAS POR DOCENTES QUE ATUAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFRN E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE AS CRENÇAS DOS LICENCIANDOS ACERCA DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA. A PESQUISA PERCORREU POR VÁRIAS ETAPAS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ABORDANDO ASPECTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS EM UM ÚNICO ESTUDO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOCUMENTAL; APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS; REALIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS; E DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS SEMIESTRUTURADAS COM OS DOCENTES. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E SUA TRAJETÓRIA DOCENTE INFLUENCIAM SOBREMANEIRA EM SUAS PRÁTICAS E METODOLOGIAS EM SALA DE AULA, CONSEQUENTEMENTE, INFLUINDO NO APRENDIZADO E CONSTRUÇÕES DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.