O ARTIGO ABORDA O FENÔMENO INERENTE AO BEM-ESTAR DOCENTE, NO QUAL VEM SENDO INVESTIGADO POR PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, EM PAÍSES EUROPEUS, ENQUANTO NO BRASIL, TRATA-SE DE UMA TEMÁTICA ATUAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE PESQUISA DE MESTRADO CONCLUIDA. ONDE OBJETIVOU-SE ANALISAR OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS SOBRE O BEM-ESTAR CONSTITUÍDO POR UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A QUESTÃO NORTEADORA DO ESTUDO FOI: QUE SIGNIFICADOS E SENTIDOS SOBRE O BEM-ESTAR DOCENTE SÃO CONSTITUÍDOS POR UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL? ESTA INDAGAÇÃO FOI PRIMORDIAL PARA SE COMPREENDER QUAIS ELEMENTOS DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA, ANCORADA NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA RECORRENTE E REFLEXIVA, APLICADA COM UMA PROFESSORA DE UMA UNIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. TEORICAMENTE RESPALDA-SE EM: JESUS (1998, 2000, 2002), MARCHESI (2007, 2008) SOBRE O BEM-ESTAR DOCENTE E OUTROS QUE TEORIZAM O BEM-ESTAR DE PROFESSORES NA SUA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. COMO CONSIDERAÇÕES, PERCEBEMOS UM GRAU ELEVADO DE BEM-ESTAR DOCENTE DA PROFESSORA, O QUE, TEORICAMENTE, VISLUMBRA A POSSIBILIDADE DE QUE DESENVOLVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.