DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À SALA DE AULA:
O DESAFIO DE ALINHAR CURRÍCULO À PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REFLEXÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59781 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2794 "inscrito_id" => 8206 "titulo" => """ DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À SALA DE AULA:\r\n O DESAFIO DE ALINHAR CURRÍCULO À PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REFLEXÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA """ "resumo" => "A BUSCA POR UM CURRÍCULO QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DE DETERMINADA COMUNIDADE ESCOLAR DEVE ESTAR DIRETAMENTE RELACIONADA COM O COTIDIANO DESTE AMBIENTE, ONDE SEJAM PRINCIPALMENTE CONSIDERADOS OS ASPECTOS DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES. NO ENTANTO, A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ESCOLAR NESTA PERSPECTIVA NÃO PARECE UMA TAREFA SIMPLES, SOBRETUDO QUANDO CONSIDERADA A REALIDADE DE ALGUMAS ESCOLAS. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR (A) DE GEOGRAFIA EM ALINHAR O CURRÍCULO ÀS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DE ENSINO, CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. OBJETIVA-SE EXPLORAR AS VIVÊNCIAS ADVINDAS DO DESENVOLVIMENTO DAS FASES DE AMBIENTAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO ÂMBITO DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, EM QUE, COM BASE NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR, PÔDE SER OBSERVADA A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA E AUTONOMIA DOCENTE EM SELECIONAR OS CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS EM SALA DE AULA QUANDO, POR EXEMPLO, HÁ UMA REDUÇÃO NA CARGA HORÁRIA E ALGUNS ASSUNTOS PRECISAM SER PRIORIZADOS. ASSIM, A PARTIR DESTE TRABALHO, ESPERA-SE PROMOVER UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA GEOGRAFIA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR, ASPECTO ESTE INDISPENSÁVEL, POIS NO SEU ESCOPO TEÓRICO E METODOLÓGICO, A REFERIDA DISCIPLINA ABARCA CONTEÚDOS QUE SE INTERCONECTAM COM A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRADA. PARA TANTO, É PRECISO UMA ANÁLISE DE COMO PODEM SER FEITAS A ESCOLHA E A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA, NUMA PERSPECTIVA QUE INTER-RELACIONE CURRÍCULO INTEGRADOR E PRÁXIS PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA ESCOLAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8206_29082019230232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MANUELA DE JESUS " "autor_email" => "manuelajsantos16@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59781 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2794 "inscrito_id" => 8206 "titulo" => """ DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À SALA DE AULA:\r\n O DESAFIO DE ALINHAR CURRÍCULO À PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REFLEXÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA """ "resumo" => "A BUSCA POR UM CURRÍCULO QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DE DETERMINADA COMUNIDADE ESCOLAR DEVE ESTAR DIRETAMENTE RELACIONADA COM O COTIDIANO DESTE AMBIENTE, ONDE SEJAM PRINCIPALMENTE CONSIDERADOS OS ASPECTOS DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES. NO ENTANTO, A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ESCOLAR NESTA PERSPECTIVA NÃO PARECE UMA TAREFA SIMPLES, SOBRETUDO QUANDO CONSIDERADA A REALIDADE DE ALGUMAS ESCOLAS. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR (A) DE GEOGRAFIA EM ALINHAR O CURRÍCULO ÀS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DE ENSINO, CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. OBJETIVA-SE EXPLORAR AS VIVÊNCIAS ADVINDAS DO DESENVOLVIMENTO DAS FASES DE AMBIENTAÇÃO, OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NO ÂMBITO DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, EM QUE, COM BASE NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR, PÔDE SER OBSERVADA A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA E AUTONOMIA DOCENTE EM SELECIONAR OS CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS EM SALA DE AULA QUANDO, POR EXEMPLO, HÁ UMA REDUÇÃO NA CARGA HORÁRIA E ALGUNS ASSUNTOS PRECISAM SER PRIORIZADOS. ASSIM, A PARTIR DESTE TRABALHO, ESPERA-SE PROMOVER UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA GEOGRAFIA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR, ASPECTO ESTE INDISPENSÁVEL, POIS NO SEU ESCOPO TEÓRICO E METODOLÓGICO, A REFERIDA DISCIPLINA ABARCA CONTEÚDOS QUE SE INTERCONECTAM COM A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRADA. PARA TANTO, É PRECISO UMA ANÁLISE DE COMO PODEM SER FEITAS A ESCOLHA E A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA, NUMA PERSPECTIVA QUE INTER-RELACIONE CURRÍCULO INTEGRADOR E PRÁXIS PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA ESCOLAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8206_29082019230232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MANUELA DE JESUS " "autor_email" => "manuelajsantos16@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }