O PÔSTER APRESENTA A DISCUSSÃO ACERCA DA CATEGORIA DE PROXIMIDADE NO ENSINO DAS MATÉRIAS ÀS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESTE CASO EM PARTICULAR, O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS QUE SERÃO OS FUTUROS PROFESSORES NESTE NÍVEL DE ENSINO. APROVEITA A OPORTUNIDADE PARA NARRAR FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA DISCIPLINA ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CERES POR MEIO DA TRAJETÓRIA DE EXERCÍCIO LABORAL DA MINHA ATUAÇÃO NESTA ÁREA NESTES 20 ANOS. TEM COMO SUSTENTAÇÃO TEÓRICA AS MATRIZES DO PENSAMENTO HISTORIOGRÁFICO, SUAS ABORDAGENS E PERSPECTIVAS DE ENSINO E AS ABORDAGENS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. RECORRE EM PRIMEIRO PLANO A TRAJETÓRIA DE ENSINO E EXPERIÊNCIAS LABORAIS NA TENTATIVA DA EXPLICITAÇÃO DA CATEGORIA DE PROXIMIDADE COMO FORMA AUTÊNTICA, EFICAZ, PROMISSORA E FECUNDA NA CRIAÇÃO DO GOSTO PELA HISTÓRIA NAS PRIMEIRAS FASES DA VIDA DA CRIANÇA.