Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR,

Palavra-chaves: TRANSTORNO AUTÍSTICO, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTUDOS DE VALIDAÇÃO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60212
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2151
    "inscrito_id" => 1043
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR,"
    "resumo" => "O TEMA TRABALHADO REFERE-SE À ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO METODOLÓGICO E FOI DESENVOLVIDO EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI A REVISÃO DE LITERATURA PARA IDENTIFICAR AS PUBLICAÇÕES QUE RELATAVAM AS TECNOLOGIAS E DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. NA SEGUNDA ETAPA, O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. A TERCEIRA ETAPA FOI A ELABORAÇÃO DA CARTILHA PELA PESQUISADORA E A VALIDAÇÃO PELO PÚBLICO ALVO E JUÍZES ESPECIALISTAS. AS INFORMAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS FORAM ORGANIZADAS EM UM BANCO DE DADOS APRESENTADOS EM TABELAS COM FREQUÊNCIA RELATIVA E ABSOLUTA, E DISCUTIDAS À LUZ DA LITERATURA. O ÍNDICE DE VALIDADE DE CONTEÚDO (IVC) GLOBAL DA CARTILHA FOI DE 0,96 ENTRE OS JUÍZES DE CONTEÚDO E TÉCNICOS. ENTRE OS JUÍZES DE DESIGN E MARKETING, A TECNOLOGIA EDUCATIVA FOI CONSIDERADA SUPERIOR, OBTENDO UMA PORCENTAGEM DE ESCORES DE 97,4% NO INSTRUMENTO SUITABILITY ASSESSMENT OF MATERIALS (SAM). A VERSÃO FINAL DA CARTILHA CONTOU COM 24 PÁGINAS, ALÉM DA PARTE DESTINADA AO REGISTRO DOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A CARTILHA CONSTITUI UM MATERIAL VÁLIDO E CONFIÁVEL, A QUAL PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TRANSTORNO AUTÍSTICO, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTUDOS DE VALIDAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID1043_15082019185114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA DAMASCENO LANDIM"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA LANDIM"
    "autor_email" => "amlandim@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60212
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2151
    "inscrito_id" => 1043
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR,"
    "resumo" => "O TEMA TRABALHADO REFERE-SE À ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO METODOLÓGICO E FOI DESENVOLVIDO EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI A REVISÃO DE LITERATURA PARA IDENTIFICAR AS PUBLICAÇÕES QUE RELATAVAM AS TECNOLOGIAS E DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. NA SEGUNDA ETAPA, O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. A TERCEIRA ETAPA FOI A ELABORAÇÃO DA CARTILHA PELA PESQUISADORA E A VALIDAÇÃO PELO PÚBLICO ALVO E JUÍZES ESPECIALISTAS. AS INFORMAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS FORAM ORGANIZADAS EM UM BANCO DE DADOS APRESENTADOS EM TABELAS COM FREQUÊNCIA RELATIVA E ABSOLUTA, E DISCUTIDAS À LUZ DA LITERATURA. O ÍNDICE DE VALIDADE DE CONTEÚDO (IVC) GLOBAL DA CARTILHA FOI DE 0,96 ENTRE OS JUÍZES DE CONTEÚDO E TÉCNICOS. ENTRE OS JUÍZES DE DESIGN E MARKETING, A TECNOLOGIA EDUCATIVA FOI CONSIDERADA SUPERIOR, OBTENDO UMA PORCENTAGEM DE ESCORES DE 97,4% NO INSTRUMENTO SUITABILITY ASSESSMENT OF MATERIALS (SAM). A VERSÃO FINAL DA CARTILHA CONTOU COM 24 PÁGINAS, ALÉM DA PARTE DESTINADA AO REGISTRO DOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A CARTILHA CONSTITUI UM MATERIAL VÁLIDO E CONFIÁVEL, A QUAL PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TRANSTORNO AUTÍSTICO, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTUDOS DE VALIDAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID1043_15082019185114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA DAMASCENO LANDIM"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA LANDIM"
    "autor_email" => "amlandim@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TEMA TRABALHADO REFERE-SE À ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO METODOLÓGICO E FOI DESENVOLVIDO EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI A REVISÃO DE LITERATURA PARA IDENTIFICAR AS PUBLICAÇÕES QUE RELATAVAM AS TECNOLOGIAS E DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. NA SEGUNDA ETAPA, O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. A TERCEIRA ETAPA FOI A ELABORAÇÃO DA CARTILHA PELA PESQUISADORA E A VALIDAÇÃO PELO PÚBLICO ALVO E JUÍZES ESPECIALISTAS. AS INFORMAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS FORAM ORGANIZADAS EM UM BANCO DE DADOS APRESENTADOS EM TABELAS COM FREQUÊNCIA RELATIVA E ABSOLUTA, E DISCUTIDAS À LUZ DA LITERATURA. O ÍNDICE DE VALIDADE DE CONTEÚDO (IVC) GLOBAL DA CARTILHA FOI DE 0,96 ENTRE OS JUÍZES DE CONTEÚDO E TÉCNICOS. ENTRE OS JUÍZES DE DESIGN E MARKETING, A TECNOLOGIA EDUCATIVA FOI CONSIDERADA SUPERIOR, OBTENDO UMA PORCENTAGEM DE ESCORES DE 97,4% NO INSTRUMENTO SUITABILITY ASSESSMENT OF MATERIALS (SAM). A VERSÃO FINAL DA CARTILHA CONTOU COM 24 PÁGINAS, ALÉM DA PARTE DESTINADA AO REGISTRO DOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A CARTILHA CONSTITUI UM MATERIAL VÁLIDO E CONFIÁVEL, A QUAL PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.