O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, REUNINDO TRABALHO COM CONTEÚDOS RELACIONADOS AO TEMA EM QUESTÃO, NORTEADO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR POR MEIO DE ESTUDOS, TRABALHADOS SEMELHANTES AO TEMA, AS CAUSAS, AS CONSEQUÊNCIAS E A MELHOR INTERVENÇÃO A SER APLICADA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE A DEFICIENTES FÍSICOS, PRINCIPALMENTE AO ÂMBITO ESCOLAR, AS PRINCIPAIS INTERROGAÇÕES ACERCA DA EXCLUSÃO SOCIAL, A ESSES SUJEITOS QUE AINDA ESTÃO À MARGEM DA SOCIEDADE ESTABELECENDO AS RELAÇÕES ENTRE ESSAS VARIÁVEIS E O PROBLEMA EM FOCO, DEMONSTRANDO FRENTE A ESSA PROBLEMÁTICA, O PAPEL A CONDUTA E A INTERVENÇÃO ACESSÓRIA PARA ERRADICAÇÃO DO PROBLEMA. FORAM SELECIONADOS TRABALHOS NO PERÍODO DE 2014 A 2018 QUE ESTIVESSEM APONTANDO RESULTADOS RELACIONADOS AO TEMA ABORDADO, AS PUBLICAÇÕES, OS TÍTULOS, E O ANO INFLUENCIARAM NA ESCOLHA DOS TRABALHOS, PARA UMA MELHOR ABORDAGEM E CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL À PROBLEMÁTICA. OS RESULTADOS ORIUNDOS DA ANÁLISE DOS DIVERSOS ARTIGOS APONTARAM UMA BASE RICA E EFICAZ PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS NECESSÁRIOS PARA MONTAGEM DESSE TRABALHO, OS MESMOS EVIDENCIARAM A COMPLEXIDADE EM RELAÇÃO AO TEMA, DADOS DE EXTREMA RELEVÂNCIA EXISTÊNCIA ENTRE OS TEMAS INVESTIGADOS, DEMONSTRARAM A EXISTÊNCIA DE UMA NATUREZA SEQUENCIAL E COMPLEMENTAR ENTRE AS TRAJETÓRIAS DE CARÁTER E DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL, E ESCOLAR, RELACIONADAS A DEMANDA EXISTENTE ATUALMENTE. UM MARCO IMPORTANTE PARA O AVANÇO E PROGRESSO DESSA PROBLEMÁTICA FOI A CONCRETIZAÇÃO DE LEIS QUE BENEFICIARAM O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PAÍS.