A IDENTIDADE DOCENTE É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE DESEJOS, ANGÚSTIAS E SABERES CONSTRUÍDOS DURANTE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. PARTINDO DESSA CONCEPÇÃO, A PESQUISA TEM A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: COMO A DIDÁTICA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE? PARA RESPONDER ESSA INDAGAÇÃO TEM COMO OBJETIVO: VERIFICAR O PAPEL DA DIDÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. DE FORMA ESPECÍFICA: IDENTIFICAR COMO SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E COMO ESSA CONTRIBUI PARA AÇÃO DOCENTE. QUANTO AO DESENHO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA SOCIAL DE CUNHO QUALITATIVO, CLASSIFICADA COMO EXPLORATÓRIA, POIS VISA PROPORCIONAR UMA VISÃO APROXIMADA DO OBJETO DE PESQUISA, ASSIM COMO TAMBÉM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO. O LOCAL DA PESQUISA FOI UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR, LOCALIZADA NO BAIRRO DE MESSEJANA. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM DUAS PROFESSORAS QUE LECIONAM NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA AO MESMO TEMPO. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO. CONCLUI-SE A PARTIR DOS DADOS COLETADOS QUE A DIDÁTICA É UMA AÇÃO INTRINSICAMENTE LIGADA A PRÁTICA DOCENTE. O DOCENTE COMO AGENTE MEDIDOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, NUTRE-SE DA REFLEXÃO SOBRE SUAS PRÁTICAS CONSTANTES, COM ISSO, ATRAVÉS DA DIDÁTICA, CONSTRÓI SUA IDENTIDADE.