O PRESENTE TRABALHO RETRATA AS PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE RELATIVAS AOS PROCESSOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS TEMAS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O RECORTE DESTA ETAPA DA PESQUISA CONSISTE NA COLETA DE DADOS AMPARADA PELO PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DIRETA E INTENSIVA, COM A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NO CAMPO INVESTIGADO. NESTE SENTIDO, LANÇAMOS MÃO DA TÉCNICA DE ENTREVISTA, REALIZADA COM A PROFESSORA REGENTE DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A QUAL ESTABELECEMOS O DIÁLOGO E NOS OPORTUNIZAMOS OUVI-LA, REGISTRANDO O DIÁLOGO COM O GRAVADOR DE VOZ, RESPEITANDO OS PRINCÍPIOS ÉTICOS QUE A PESQUISA REQUER COM AUTORIZAÇÃO DA PARTICIPANTE, MEDIANTE AUTORIZAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA). DIANTE DISSO, INTERAGIMOS COM A REALIDADE DE UMA COMUNIDADE DE ÁREAS PERIFÉRICAS NO BAIRRO SÃO GERALDO, EM MANAUS, QUE DESENVOLVE PRÁTICAS DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA QUE VEM PROVOCANDO MUDANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SOCIAL. CONCOMITANTE A ISTO, ENTENDEMOS QUE A TECNOLOGIA PODERÁ VIABILIZAR AO ALUNO A LIBERDADE DE APRENDER EM SINTONIA COM O SEU TEMPO COMBATENDO ATOS ALIENANTES E AO PROFESSOR O PRAZER EM ENSINAR, AO MESMO TEMPO QUE APRENDE A LIDAR COM AS FERRAMENTAS QUE SURGEM NO MEIO EDUCACIONAL COMO FONTE DE CONHECIMENTO QUE AGREGAM INFLUÊNCIAS/TRANSTORNOS NA VIDA MODERNA.
PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE CIÊNCIAS; PROCESSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS; ATUAÇÃO DOCENTE.