O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR A EDUCAÇÃO POPULAR COMO MECANISMO DE VALORIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITE A SAÍDA DE JOVENS ORIUNDOS DE TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS DO ESTIGMA E ESTE SEGMENTO ATRIBUÍDO, FORTEMENTE ENRAIZADO E REPRODUZIDO HISTORICAMENTE. ENFATIZA A RELEVÂNCIA DOS DEBATES REFERENTES AO FORTALECIMENTO OU A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POPULAR PARA A JUVENTUDE DAS PERIFERIAS DE SALVADOR, POR COMPREENDER A SUA EMERGÊNCIA DIANTE DA REALIDADE VIVENCIADA DIARIAMENTE PELO PÚBLICO ESTUDADO. APRESENTA-SE TAMBÉM COMO PRODUTO FINAL APRESENTADO PARA A DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. PARA ELABORAÇÃO DESSE TRABALHO SERÁ UTILIZADA A METODOLOGIA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM DA PESQUISA QUALITATIVA, COM INTUITO DE NORTEAR A TEORIA SERÁ UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESENVOLVENDO A TÉCNICA DE REVISÃO LITERÁRIA A PARTIR DA BUSCA DE ARTIGOS, TESES, DISSERTAÇÕES E LIVROS ACERCA DO TEMA ESTUDADO.