A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO. O OBJETIVO FOI APRESENTAR OS DILEMAS VIVENCIADOS NO ÂMBITO DA GESTÃO E DA DOCÊNCIA NO DIA A DIA DA ESCOLA PÚBLICA. A METODOLOGIA DA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, TENDO COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO E PARTICIPARAM COMO SUJEITOS INTERLOCUTORES A COORDENADORA PEDAGÓGICA E UMA PROFESSORA DA INSTITUIÇÃO. COMO RESULTADOS, PODE-SE APRESENTAR QUE OS DILEMAS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SÃO INÚMEROS E ESSES REQUEREM POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A SUA RESOLUÇÃO, A FIM DE ALCANÇAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA ALMEJADA PELOS SEUS DEFENSORES, DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL A CONCRETIZAÇÃO DE UM ESPAÇO PÚBLICO, LAICO, INCLUSIVO, DEMOCRÁTICO E REFERENCIADO SOCIALMENTE.