ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO BIBLIOGRÁFICO E FUNDAMENTA-SE EM AUTORES DA ÁREA DAS NEUROCIÊNCIAS, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NEUROPSICOPEDAGOGIA. FORAM ABORDADAS INFORMAÇÕES SOBRE O USO DE INTERVENÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS E COMO ELA PODE AUXILIAR A PESSOA NESTE PROCESSO, LEVANDO INFORMAÇÕES SOBRE O QUE É O AUTISMO E FORMAS DE INTERVENÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICA PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE ENSINO. NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NÃO É A CRIANÇA QUE SE ADAPTA À ESCOLA, MAS, A ESCOLA QUE PARA RECEBÊ-LA DEVE SE TRANSFORMAR, SE ADAPTAR AS NECESSIDADES DESSA CRIANÇA QUE APRESENTA UM TRANSTORNO. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL PROPOR INTERVENÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS PARA AUXILIAR E ALAVANCAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AUTISTAS.
O AUTISMO É UM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO, ONDE O INDIVÍDUO APRESENTA DIFICULDADE DE INTERAÇÃO SOCIAL, ALGUMAS VEZES PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM, APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTAL. ASSIM, COMO UMA DAS CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES DO AUTISTA É O PREJUÍZO NA COMUNICAÇÃO, TAMBÉM BUSCA-SE MOSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS INTERVENÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS PODEM OFERECER AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO
ATRAVÉS DESSAS INTERVENÇÕES QUE SÃO COLOCADAS EM PRÁTICA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INTERAÇÃO, PORÉM ESSAS INTERVENÇÕES NÃO DEVEM SER UTILIZADAS APENAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL OU EM CONSULTÓRIO SE FAZEM NECESSÁRIAS UTILIZAR TAMBÉM NO CONTEXTO ESCOLAR COMUM DELE, DANDO UM SUPORTE A SUA ESCOLARIZAÇÃO, PARA AMPLIAR E POSSIBILITAR A PARTICIPAÇÃO.