NO BRASIL, DIVERSOS MOVIMENTOS SOCIAIS LANÇAM MÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR PAULOFREIRIANA PARA DIFUNDIR CURSOS DE SAÚDE, COMO DE HOMEOPATIA, QUE PASSA A TER DENOMINAÇÃO DE “HOMEOPATIA POPULAR”. TEM-SE POR OBJETIVO DESTA PESQUISA OBSERVAR COMO SE DÁ ESTE PROCESSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM HOMEOPATIA – QUE É UM SABER COMPLEXO ATÉ MESMO NA PRÓPRIA CIÊNCIA MÉDICA; BEM COMO DE APREENDER SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA A PROMOÇÃO DE UMA ECOLOGIA DOS SABERES EM SAÚDE. O RECORTE EMPÍRICO FOI ESTABELECIDO NOS ESPAÇOS FORMATIVOS DO PRIMEIRO CURSO DE HOMEOPATIA POPULAR DO CARIRI, REALIZADO NO MUNICÍPIO DE CRATO, CEARÁ, ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2017. O CARÁTER QUALITATIVO DESTA PESQUISA LANÇOU MÃO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DURANTE TODAS AS ETAPAS DE REALIZAÇÃO DESTE CURSO, COMPLEMENTADA COM ENTREVISTAS AO FINAL DO MESMO. POR CATEGORIAS CENTRAIS FORAM OBSERVADAS ESTE PROCESSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E SUA POSSÍVEL CONFLUÊNCIA METODOLÓGICA PARA O ALCANCE DE UMA ECOLOGIA DOS SABERES EM SAÚDE. RESULTADOS EVIDENCIAM QUE HÁ AINDA ESTRUTURAS OFICIAIS E CIENTIFICAS QUE SE INTERPÕEM FORTEMENTE AO MOVIMENTO DE TRANSMISSÃO E PRÁTICA DE SABERES EM SAÚDE POR AGENTES NÃO CREDENCIADOS POR SUAS INSTITUIÇÕES MÉDICAS; AO MESMO TEMPO QUE NOS DEMONSTRA SUA FORÇA INTERNA DE TRANSFORMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA SOCIAL EM SAÚDE, EXATAMENTE POR SEU CARÁTER ALTERNATIVO ESTREITAMENTE ALICERÇADO COM A CULTURA E SABERES PREEXISTENTES, HISTÓRICA E SOCIALMENTE CONCEBIDOS, NA EXPERIÊNCIA DE SEUS PARTICIPANTES.