O PRESENTE ESTUDO CIENTÍFICO ANALISA SINTETICAMENTE OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA REALIZADAS EM JUNHO E DEZEMBRO DE 2018 NO MUNICÍPIO DE CARUARU (PE), PARTICULARMENTE AQUELAS QUE FORAM ELABORADAS PELO INSTITUTO DE QUALIDADE NO ENSINO (IQE) E FORAM APLICADAS A ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A FUNDAMENTAÇÃO DOS DADOS FOI FEITA COM BASE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DA PROBLEMÁTICA INVESTIGADA, BEM COMO EM UM CONJUNTO DE AUTORES DO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL. DO MATERIAL TABULADO SURGIRAM AS SEGUINTES CATEGORIAS ANALÍTICAS: COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM POR ANO ESCOLAR NAS AVALIAÇÕES ENFOCADAS; COMPARATIVO ENTRE AS UNIDADES TEMÁTICAS DAS AVALIAÇÕES SUPRACITADAS (6° ANO); COMPARATIVO ENTRE AS HABILIDADES IDÊNTICAS DO 6° ANO QUE FORAM MENSURADAS EM AMBAS AVALIAÇÕES. OS RESULTADOS APONTAM EVOLUÇÃO DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS ENTRE UMA AVALIAÇÃO E OUTRA. TAMBÉM SE IDENTIFICOU QUE OS ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO SUPRACITADO AVANÇARAM NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE A MAIOR PARTE DAS UNIDADES TEMÁTICAS E HABILIDADES AFERIDAS.