O PIBID E O INCENTIVO AO INGRESSO EM LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61548 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2691 "inscrito_id" => 11018 "titulo" => "O PIBID E O INCENTIVO AO INGRESSO EM LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU." "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) FOI CRIADO PELO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO, IMPLEMENTADO PELA CAPES E REGULAMENTADO EM 2013, PELA PORTARIA DE Nº 096/20133 DIANTE DA NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, COM OBJETIVO DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DOCENTE E ELEVAR A QUALIDADE EDUCACIONAL BÁSICA BRASILEIRA. DIANTE DISTO, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DO PIBID NA ESCOLHA PROFISSIONAL VOLTADA À DOCÊNCIA E NO INGRESSO NO CURSO DE LICENCIATURA DE QUÍMICA DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU. A METODOLOGIA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DE NATUREZA QUALITATIVA, UTILIZOU DE ENTREVISTAS POR MEIO DO APLICATIVO “WHATSAPP” PARA A COLETA DE DADOS. AS ENTREVISTAS DIVIDIRAM-SE EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA COM EX-ALUNOS DO PERÍODO 2013 A 2018 DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO GRADUANDOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU E A SEGUNDA COM SUPERVISORES DO PROGRAMA PIBID QUE ATUAM NAS ESCOLAS DAS CIDADES DE ITAJÁ, ASSÚ E IPANGUAÇU. ALÉM DISSO, FOI FEITA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOCUMENTAL, CONSIDERANDO OS AUTORES MARCONI & LAKATOS (2007), NÓVOA (1992) E IMBERNÓN (2006). TENDO EM VISTA OS DADOS OBTIDOS, TODOS OS SUPERVISORES E A MAIORIA DOS ALUNOS ENTREVISTADOS CONSIDERAM O PIBID FORTE INFLUENTE NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E QUE CONTRIBUI NO INGRESSO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA, LEVANDO A CONCLUIR QUE ESSE PROGRAMA ALÉM DE CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE, AINDA VALORIZA O MAGISTÉRIO E O PROFISSIONAL DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, IDENTIDADE DOCENTE, INGRESSO NA LICENCIATURA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11018_26082019193349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO MARQUES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ROBERTO MARQUES" "autor_email" => "rmr.rodrigues0298@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS IPANGUAÇU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61548 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2691 "inscrito_id" => 11018 "titulo" => "O PIBID E O INCENTIVO AO INGRESSO EM LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU." "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) FOI CRIADO PELO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO, IMPLEMENTADO PELA CAPES E REGULAMENTADO EM 2013, PELA PORTARIA DE Nº 096/20133 DIANTE DA NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, COM OBJETIVO DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DOCENTE E ELEVAR A QUALIDADE EDUCACIONAL BÁSICA BRASILEIRA. DIANTE DISTO, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DO PIBID NA ESCOLHA PROFISSIONAL VOLTADA À DOCÊNCIA E NO INGRESSO NO CURSO DE LICENCIATURA DE QUÍMICA DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU. A METODOLOGIA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DE NATUREZA QUALITATIVA, UTILIZOU DE ENTREVISTAS POR MEIO DO APLICATIVO “WHATSAPP” PARA A COLETA DE DADOS. AS ENTREVISTAS DIVIDIRAM-SE EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA COM EX-ALUNOS DO PERÍODO 2013 A 2018 DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO GRADUANDOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU E A SEGUNDA COM SUPERVISORES DO PROGRAMA PIBID QUE ATUAM NAS ESCOLAS DAS CIDADES DE ITAJÁ, ASSÚ E IPANGUAÇU. ALÉM DISSO, FOI FEITA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOCUMENTAL, CONSIDERANDO OS AUTORES MARCONI & LAKATOS (2007), NÓVOA (1992) E IMBERNÓN (2006). TENDO EM VISTA OS DADOS OBTIDOS, TODOS OS SUPERVISORES E A MAIORIA DOS ALUNOS ENTREVISTADOS CONSIDERAM O PIBID FORTE INFLUENTE NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E QUE CONTRIBUI NO INGRESSO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA, LEVANDO A CONCLUIR QUE ESSE PROGRAMA ALÉM DE CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE, AINDA VALORIZA O MAGISTÉRIO E O PROFISSIONAL DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, IDENTIDADE DOCENTE, INGRESSO NA LICENCIATURA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11018_26082019193349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO MARQUES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ROBERTO MARQUES" "autor_email" => "rmr.rodrigues0298@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS IPANGUAÇU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }