EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: A ESCOLA COMO ESPAÇO MULTICULTURAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60156 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2668 "inscrito_id" => 12025 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: A ESCOLA COMO ESPAÇO MULTICULTURAL" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA CIDADE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR NEWTON BELO SOBRE ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA VILMA MESQUITA, TENDO COMO OBJETIVO PERCEBER O RESPEITO À INTERCULTURALIDADE NA REFERIDA ESCOLA. PARA VALIDAR A PESQUISA FOI ESCOLHIDO UM ALUNO DENTRE O PÚBLICO DA ESCOLA DE RELIGIÃO DE MATIZ AFRICANA, PARA SER ENTREVISTADO SOBRE A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA SUA VIDA COM O INTUITO DE PERCEBER SE ISSO ERA RESPEITADO DENTRO DA ESCOLA, FOI REALIZADO UMA ENTREVISTA COM A GESTORA DA ESCOLA A FIM DE COLHER INFORMAÇÕES A RESPEITO DE COMO A ESCOLA LHE DAR COM A MULTICULTURALIDADE E SE TEM CONHECIMENTO DA A LEI 9 DE JANEIRO DE 2003 QUE FALA SOBRE OBRIGATORIEDADE DA “HISTÓRIA E CULTUA AFRO-BRASILEIRA” E DE OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO UMA AMOSTRA DA COMUNIDADE ESCOLAR A FIM DE PERCEBER A COMPREENSÃO DESTA SOBRE A INTERCULTURALIDADE, VENDO A POSIÇÃO DA ESCOLA EM RELAÇÃO A DIVERSAS. A PARTIR DA ANALISE DOS DADOS COLHIDOS FOI SISTEMATIZADO UM RELATÓRIO E POSTERIORMENTE APRESENTADO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, MOSTRANDO OS RESULTADOS FINAIS E BUSCANDO AMPLIAR O OLHAR SOBRE O OUTRO, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS. A ENTREVISTA FOI TRANSCRITA RESPEITANDO A FIDELIDADE DAS FALAS DOS ENTREVISTADOS, MOSTRANDO O PESO DA VIVÊNCIA DAS HISTÓRIAS CONTADAS. COM ESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS E COMO AS MESMA SÃO TRATADAS NO AMBIENTE ESCOLAR E O OLHAR DA GESTÃO DA ESCOLA EM RELAÇÃO A MESMA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, MULTICULTURALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID12025_26082019130512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HADASSA QUELEN LEITÃO MENDES" "autor_nome_curto" => "HADASSA QUELEN " "autor_email" => "hadassaleit@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60156 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2668 "inscrito_id" => 12025 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: A ESCOLA COMO ESPAÇO MULTICULTURAL" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA CIDADE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR NEWTON BELO SOBRE ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA VILMA MESQUITA, TENDO COMO OBJETIVO PERCEBER O RESPEITO À INTERCULTURALIDADE NA REFERIDA ESCOLA. PARA VALIDAR A PESQUISA FOI ESCOLHIDO UM ALUNO DENTRE O PÚBLICO DA ESCOLA DE RELIGIÃO DE MATIZ AFRICANA, PARA SER ENTREVISTADO SOBRE A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA SUA VIDA COM O INTUITO DE PERCEBER SE ISSO ERA RESPEITADO DENTRO DA ESCOLA, FOI REALIZADO UMA ENTREVISTA COM A GESTORA DA ESCOLA A FIM DE COLHER INFORMAÇÕES A RESPEITO DE COMO A ESCOLA LHE DAR COM A MULTICULTURALIDADE E SE TEM CONHECIMENTO DA A LEI 9 DE JANEIRO DE 2003 QUE FALA SOBRE OBRIGATORIEDADE DA “HISTÓRIA E CULTUA AFRO-BRASILEIRA” E DE OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO UMA AMOSTRA DA COMUNIDADE ESCOLAR A FIM DE PERCEBER A COMPREENSÃO DESTA SOBRE A INTERCULTURALIDADE, VENDO A POSIÇÃO DA ESCOLA EM RELAÇÃO A DIVERSAS. A PARTIR DA ANALISE DOS DADOS COLHIDOS FOI SISTEMATIZADO UM RELATÓRIO E POSTERIORMENTE APRESENTADO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, MOSTRANDO OS RESULTADOS FINAIS E BUSCANDO AMPLIAR O OLHAR SOBRE O OUTRO, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS. A ENTREVISTA FOI TRANSCRITA RESPEITANDO A FIDELIDADE DAS FALAS DOS ENTREVISTADOS, MOSTRANDO O PESO DA VIVÊNCIA DAS HISTÓRIAS CONTADAS. COM ESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS E COMO AS MESMA SÃO TRATADAS NO AMBIENTE ESCOLAR E O OLHAR DA GESTÃO DA ESCOLA EM RELAÇÃO A MESMA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, MULTICULTURALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID12025_26082019130512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HADASSA QUELEN LEITÃO MENDES" "autor_nome_curto" => "HADASSA QUELEN " "autor_email" => "hadassaleit@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }